Notícias do setor farmacêutico

Medicina preventiva é destaque na Unimed Planalto Norte

Com atendimento diferenciado e um centro de saúde que é referência, a singular também oferece projetos esportivos e educacionais que promovem a saúde e o bem-estar.

Abrangendo os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, a Unimed Planalto Norte conta atualmente com 80 médicos cooperados e 19 mil beneficiários, disponibilizando aos seus clientes o atendimento em 33 especialidades. Com uma preocupação constante na medicina preventiva, a unidade desenvolve programas enaltecendo a importância das ações de conscientização e a atenção à saúde, melhorando a qualidade de vida de todos.

Com uma rede completa de médicos e prestadores, a Unimed Planalto Norte possui o NAIS –Núcleo de Atenção Integral à Saúde, que é um serviço com atendimento personalizado, integrado e contínuo voltado a prevenção e ao controle de doenças crônicas e crônico-degenerativas. São Bento do Sul foi uma das primeiras cidades do Brasil a receber esse projeto na área da saúde, inaugurado em julho de 2014. Oferecendo tranquilidade e comodidade, o espaço conta com uma equipe multidisciplinar e engloba também a CAL – Clínica do Aparelho Locomotor, que atende pacientes com doenças do aparelho locomotor de natureza ortopédica ou neurológica.

Hélio César Becker é atleta e destaca o atendimento diferenciado no NAIS.

Vicente Goetten de Souza, que realiza tratamento ortopédico há três meses, enfatiza todo o suporte recebido.

Com a preocupação de proporcionar cada vez mais o melhor serviço e orientação, o consultório de especialidades Unimed – clínica geral e pediatria – atendem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h45 e nos finais de semana, das 10h às 22h.

A saúde empresarial também é uma atuação constante da Unimed Planalto Norte, com base nas necessidades levantadas nas empresas contratantes são desenvolvidos trabalhos voltados aos colaboradores, por meio de monitoramento, ações e programas preventivos. Um deles é o “Outubro Rosa – Rastreamento Mamográfico” no qual são repassadas explicações para a prática do autoexame e avaliações individuais. O tabagismo e a obesidade são outros temas tratados em programas específicos, no qual uma equipe de profissionais realiza todo o atendimento necessário.

Contando com um comitê de responsabilidade social, a Unimed Planalto Norte, atua fortemente em ações que visam a melhoria na qualidade de vida da comunidade. Atividades no âmbito social, ambiental e de sustentabilidade são constantes, e uma delas é o Esporte Comunitário Unimed que completou em 2017, 10 anos.

Com a parceria de oito escolas municipais englobando São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, a proposta desse programa visa auxiliar no desenvolvimento das crianças, meninos e meninas, por meio da prática esportiva do futsal, contribuindo na melhora da qualidade de vida, formação da autoestima, desenvolvimento de talentos, fortalecendo assim características como respeito, responsabilidade, disciplina e trabalho em equipe. No início eram 50 crianças e hoje são mais de 350 participantes entre 7 a 15 anos. O projeto possibilita a realização anual da “Copa Unimed de Futsal”, além de palestras de conscientização para pais e alunos e uma confraternização no final de cada ano.

Estimular a criatividade, percepção e criar conexões musicais despertando habilidades e novos talentos. Esses são alguns dos objetivos do projeto Coral UniEmCanto, que está em atividade desde 2012 e conta com a participação de 40 crianças entre 7 a 13 anos. Com o propósito de uma educação voltada para a arte, o projeto busca dar oportunidade de inclusão social, criando opções para que a juventude possa estudar música e com isso proporcionar um desenvolvimento emocional, social, aproximar a própria comunidade à cultura e elevar a autoestima.

Atuando fortemente na educação, outro projeto que conta com o apoio da Unimed Planalto Norte é o “Bom aluno”, desenvolvido pelo Rotary Club Rio Negrinho. O programa que já possui 15 anos de atuação, auxilia os estudantes no desenvolvimento escolar, proporcionando uma excelente oportunidade para a formação destes jovens.

A família e o estudante que não possuem condições financeiras para dedicar aos estudos, tem a oportunidade de ingressar em uma escola particular, seguindo do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, com toda a estrutura necessária fornecida, sejam livros, uniformes, transporte, alimentação, tratamento médico e odontológico. Além disso, há uma Coordenadora Pedagógica que acompanha o desenvolvimento do aluno, auxiliando nas possíveis dificuldades e em todo o processo escolar.

Para trabalhar a educação ambiental estimulando a conscientização e cuidado com a natureza desde cedo, a Unimed Planalto Norte realiza anualmente a entrega de mudas para as crianças, no qual recebem orientações sobre a importância da preservação e de como realizar o plantio, principalmente com o objetivo de envolver na atividade, pais e familiares.

A campanha do agasalho que ocorre anualmente é outra ação de destaque. Roupas, calçados e cobertores arrecadados são doados para uma entidade beneficente.

Com a participação de mais de 450 atletas, a etapa São Bento do Sul do Circuito Estadual de Corrida Unimed tem como principal objetivo incentivar as pessoas a superar desafios, buscar uma vida saudável e equilibrada, promovendo assim mais saúde e bem-estar. Sempre sendo um marco, engloba participantes de várias cidades da região.

Programas voltados a medicina preventiva e ações de responsabilidade social, propiciam uma integração entre prevenção e qualidade de vida, demonstrando que a saúde é diretamente influenciada por diversos fatores e decisões que tomamos no nosso dia a dia.

 

Fonte: Portal G1 – SP

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.