fbpx

Terceira Central de Distribuição de Medicamentos é implantada em terminal de ônibus de Fortaleza

69

Central está instalada no terminal de ônibus do Bairro Siqueira.

Central de Distribuição de Medicamentos será implantada no Terminal do Antônio Bezerra (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Central de Distribuição de Medicamentos será implantada no Terminal do Antônio Bezerra (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

A terceira Central de Distribuição de Medicamentos de Fortaleza já está funcionado. A central instalada nesta terça-feira (31) no terminal de ônibus do bairro Siqueira conta com 84 medicamentos prioritários, voltados à atenção primária, oferecidos gratuitamente pela rede municipal de postos de Saúde.

As Centrais, que atendem exclusivamente usuários dos terminais de integração, são uma extensão das farmácias dos postos e entregam medicamentos cujas receitas tenham passado pelas farmácias destas unidades anteriormente.

Nesta terceira etapa, usuários de 57 unidades de saúde, localizadas nas Regionais I, III e V, serão atendidos nas já implantadas Centrais de Distribuição de Medicamentos dos Terminais do Antônio Bezerra, Conjunto Ceará e Siqueira, conforme escolha durante o atendimento na farmácia do posto. Com isso, todos os postos das referidas Regionais passam a estar vinculados às Centrais.

Postos de saúde na cidade

Fortaleza conta, hoje, com 109 postos de saúde e um anexo, que funcionam de segunda a sexta-feira, de 7 às 19h, todos com farmácia e entrega de medicamentos da lista prioritária da Atenção Básica. Além deste serviço, os postos de saúde oferecem atendimento médico, odontológico e de enfermagem para usuários com hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose e HIV.

Também está disponível acompanhamento de gestantes, puérperas, crianças e idosos; coleta de exames laboratoriais; procedimentos ambulatoriais; prevenção de câncer de boca e ginecológico; teste rápido HIV e sífilis; emissão do Cartão SUS, entre outros. Na atual gestão, já foram reformadas 70 unidades e foram construídos 19 novos postos de saúde.

Fonte: G1

Comentários
Carregando...