Simpósio discute portaria sobre práticas de transporte | Panorama Farmacêutico
Notícias do setor farmacêutico

Simpósio discute portaria sobre práticas de transporte

0 113

O Grupo Polar reuniu profissionais da indústria farmacêutica, distribuidores e operadores logísticos no III Simpósio Grupo Polar, que aconteceu no fim de outubro em São Paulo. O encontro teve como foco discutir soluções para a cadeia fria e a perspectiva regulatória do setor a partir da Consulta Pública nº 343 e da Portaria 802 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem e de Transporte de Medicamentos.

Além de dirigentes da própria autarquia, a programação mobilizou entidades como o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), o CECMED – autoridade reguladora de medicamentos de Cuba –, além das empresas internacionais Biocen e DuPont. O gerente de Boas Práticas e Auditorias Farmacêuticas do Sindusfarma, Jair Calixto, abriu o evento discutindo as características da indústria 4.0 e como as novas tecnologias têm impactado a indústria farmacêutica.

A palestra mais aguardada foi a do Felipe Gomes, da Gerência de Inspeção e Fiscalização de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos da Anvisa, que esclareceu a proposta da consulta pública. “Nosso objetivo é fazer com que a portaria esteja alinhada com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, com a publicação, o Guia de Qualificação de Transporte deixa de ser uma referência para o mercado e passa a ser obrigatório, e a cadeia farmacêutica ganha mais um ente – o distribuidor”, avalia.

Ainda segundo Gomes, isso significa que as empresas responsáveis pela distribuição de medicamentos passam a ser obrigadas a controlar as condições de transporte relacionadas às especificações de temperatura, acondicionamento, armazenagem, umidade e fotossensibilidade.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.