FIB inaugura Farmácia Escola em Bauru | Panorama Farmacêutico
Notícias do setor farmacêutico

FIB inaugura Farmácia Escola em Bauru

Espaço trará uma formação diferenciada para os estudantes do curso de Farmácia da instituição.

0 8
Farmácia Escola da FIB foi inaugurada no último dia 21 de outubro (Foto: Divulgação)
Farmácia Escola da FIB foi inaugurada no último dia 21 de outubro (Foto: Divulgação)

Farmácia Escola das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) foi inaugurada no último dia 21 de outubro em evento que contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), farmacêuticos de hospitais da cidade, diretores, funcionários e docentes do curso de Farmácia da FIB.

A diretora acadêmica da FIB, Chiara Ranieri, conduziu a cerimônia de inauguração junto à coordenadora do curso de Farmácia, professora Rute Xavier de Moura. Ambas compartilharam com os presentes toda a trajetória para a realização do empreendimento e a contribuição do mesmo para os alunos do curso.

Farmácia Escola está localizada no bloco A da faculdade e conta com consultório farmacêutico, áreas de produção de medicamentos, setor de paramentação, almoxarifado, laboratório de Sólidos e Pesagem, de Homeopatia, Dermocosméticos, e laboratório de Controle de Qualidade – com equipamentos que permitem assegurar a eficácia do medicamento em relação à sua produção.

Chiara Ranieri, diretora acadêmica da FIB, e família (Foto: Divulgação)
Chiara Ranieri, diretora acadêmica da FIB, e família (Foto: Divulgação)
Dudu Ranieri à direita (Foto: Divulgação)
Dudu Ranieri à direita (Foto: Divulgação)
Rute Xavier de Moura e Chiara Ranieri (Foto: Divulgação)
Rute Xavier de Moura e Chiara Ranieri (Foto: Divulgação)

Trata-se de um espaço diferenciado de ensino e aprendizagem, preparado para a prática de atividades relacionadas aos medicamentos magistrais e homeopáticos e aos cuidados farmacêuticos voltados para a promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde e para o uso racional de medicamentos. “Estas atividades estão previstas no projeto pedagógico do curso, com caráter formador, inovador e comprometido com a ética e a qualidade da educação farmacêutica. Apresenta-se, também, como um local de pesquisa e extensão, em conformidade com as leis vigentes”, explica Rute Xavier. No contexto da educação interdisciplinar, corresponde a um cenário que favorece a formação do farmacêutico para atuar em equipes multiprofissionais.

Chiara Ranieri avalia que o espaço trará uma formação diferenciada para os estudantes de Farmácia da instituição. “É uma conquista em termos pedagógicos e de extensão e pesquisa, onde os alunos podem cumprir seus estágios dentro da própria instituição”, afirma a diretora. “Dentro do nosso espaço nós conseguimos dar um diferencial de qualidade muito grande neste momento de final de curso. Com certeza os alunos que estarão se formando na primeira turma, agora em dezembro, estarão saindo, sim, com um diferencial muito grande”, complementa Chiara.

Juliana Souza Grande é aluna do quinto ano e fará parte da primeira turma de Farmácia da FIB. Sobre a Farmácia Escola ela analisa: “é importante para a nossa formação ter um pouco mais da vivência que a gente vai encarar lá fora como profissional. Em Bauru você não encontra nenhuma instituição com algo nessa proporção, uma estrutura dessa. É muito gratificante poder contar com a Farmácia Escola, abriu um campo, uma visão diferenciada para a nossa formação”, afirma a estudante.

É um espaço diferenciado de ensino e aprendizagem (Foto: Divulgação)
É um espaço diferenciado de ensino e aprendizagem (Foto: Divulgação)

Uma profissão, múltiplas áreas

“A nossa profissão vai muito além daquele profissional que fica atrás do balcão”. Quem faz essa afirmação é Rute Xavier de Moura, coordenadora do curso de Farmácia das Faculdades Integradas de Bauru.

O Conselho Federal de Farmácia regulamenta 73 áreas para atuação do profissional farmacêutico, como toxicologia, acupuntura e cosmetologia. O conselho define também que todos os estabelecimentos públicos ou privados onde ocorre a dispensação de medicamentos devem contar com a assistência de um farmacêutico responsável técnico. O que inclui não apenas farmácias, mas também clínicas, hospitais, postos de saúde e unidades de pronto atendimento.

Hoje, o currículo deste profissional é o chamado generalista, ou seja, atinge três grandes áreas: fármacos e medicamentos, análises clínicas e toxicológicas, e controle de qualidade de alimentos.

Cerimônia abordou a trajetória para a realização do empreendimento (Foto: Divulgação)
Cerimônia abordou a trajetória para a realização do empreendimento (Foto: Divulgação)

O curso de Farmácia da FIB é avaliado com nota 4 pelo MEC. Os alunos que concluem essa graduação saem capacitados ao exercício profissional, com domínio das habilidades e competências das áreas relacionadas. Com duração de cinco anos, ele apresenta uma infraestrutura moderna e adequada, com laboratórios para a realização das aulas práticas que atendem às disciplinas de formação básica nas áreas das ciências biológicas, exatas e também nas disciplinas de formação profissionalizante como farmacotécnica, fitoterápicos, cosmetologia e análises clínicas e toxicológicas. Todas as disciplinas são ministradas por professores capacitados, mestres e doutores com ampla experiência no mercado de trabalho.

“Eu, como coordenadora do curso, sempre avalio que o melhor ao aluno é que ele tenha um professor com vasto conhecimento teórico, mas também experiências no mercado de trabalho. As duas competências, quando andam juntas, possibilitam um maior conhecimento”, afirma Rute.

A recém-inaugurada Farmácia Escola foi criada com o objetivo de atender aos estágios curriculares obrigatórios em Assistência Farmacêutica, Manipulação de Fórmulas Magistrais e Homeopáticas e Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos, além dos projetos de iniciação científica e de extensão à comunidade.

Curso de Farmácia da FIB é avaliado com nota 4 pelo MEC (Foto: Divulgação)
Curso de Farmácia da FIB é avaliado com nota 4 pelo MEC (Foto: Divulgação)

Vestibular agendado na FIB

As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) estão com o vestibular aberto para o curso de Farmácia. As inscrições devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova agendada é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço:

FIB – Faculdades Integradas de Bauru está localizada na rua José Santiago, quadra 15, no Jardim Ferraz, em Bauru (SP).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo WhatsApp (14) 99822-3829.
Site: www.fibbauru.br
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru/

Farmácia Escola foi criada com o objetivo de atender aos estágios curriculares (Foto: Divulgação)
Farmácia Escola foi criada com o objetivo de atender aos estágios curriculares (Foto: Divulgação)
 Fonte: G1

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.