Aplicativo de farmácias fazem consumidores gastam 32% a mais | Panorama Farmacêutico
Notícias do setor farmacêutico

Aplicativo de farmácias fazem consumidores gastam 32% a mais

0 72

Febrafar e Stefanini implementou opção de vale compras em aplicativo, que impactará mais de um milhão de clientes das redes associadas

A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e a Stefanini Inspiring implementaram a função “vale compras” no Programa de Estratégias Competitivas (PEC), aplicativo de engajamento da Febrafar. A nova funcionalidade foi lançada no início de setembro na Entrefarma, uma das redes participantes do projeto, e já apresenta excelentes resultados: aumento de 300% na adesão ao cartão fidelidade digital e incremento de 40% na taxa de retenção de consumidores na plataforma. Os clientes do cartão digital gastam, em média, 32% a mais por mês do que os clientes que possuem o cartão fidelidade tradicional.

Por meio do novo beneficio, o cliente participante do programa de engajamento recebe um vale compras, que pode ser utilizado em uma nova visita à loja. A nova funcionalidade já está disponível para 13 redes participantes do projeto. A iniciativa nasce como uma das mais relevantes do Brasil, contando com uma base de 1,5 milhões de clientes. Felipe Prada, da Stefanini Inspiring, explica que a nova função traz vantagens para o consumidor, uma vez que propõe uma abordagem muito mais simples, na qual o crédito pode ser usado imediatamente nas próximas compras. Além disso, toda a gestão dos créditos pode ser realizada por meio do aplicativo de forma muito fácil. “Para as redes da Febrafar, o vale compras representa uma ferramenta muito poderosa, capaz de atrair novos clientes, fidelizar os atuais e também ajudar a aumentar a frequência de ida à loja”, ressalta o executivo.

João Mota, presidente da Stefanini Inspiring, explica que o modelo aplicado na Febrafar é amplamente utilizado por grandes cadeias varejistas em mercados maduros como nos Estados Unidos e Reino Unido. “Os programas de fidelidade tradicionais em operação no Brasil utilizam o conceito de programa de coalizão, onde os pontos concedidos são direcionados para um marketplace, a partir do qual o cliente pode resgatar em produtos de qualquer outra marca. Desta forma, a loja que gerou os pontos perde oportunidades de capturar mais valor junto ao seu consumidor. O grande diferencial da solução da Inspiring é o resgate na própria loja, o que incentiva o cliente a voltar ao estabelecimento e ajuda a construir um relacionamento de longo prazo”, ressalta.

A Febrafar representa mais de 56 redes, contabilizando mais de 9 mil lojas em todo o território nacional, que correspondem a 13,5% do varejo farmacêutico brasileiro, em volume de vendas. A entidade produz e dissemina boas práticas de gestão junto às redes associadas, de modo que estas sejam capazes de competir em iguais condições com as grandes redes varejistas do mercado farmacêutico.

Para o diretor operacional da Febrafar, Ney Arruda, a ferramenta é mais um grande diferencial. “Nossa rede de associadas conta com suporte de parceiras de grande relevância, como a Stefanini. Como resultado, as afiliadas à Febrafar vêm apresentando taxas de crescimento recorrentemente maiores do que o varejo farmacêutico como um todo, sendo que nos últimos 12 meses as redes da Febrafar cresceram 18,7%, enquanto o mercado cresceu 11,6%”.

Para o diretor de marketing e operações da Entrefarma, Ângelo Vieira, o sucesso da nova funcionalidade nos primeiros dias de aplicação demonstra a importância de utilizar as ferramentas corretas. “Os consumidores estão mais exigentes. Uma forma de conquistá-los é fazer com que eles se sintam exclusivos e isso pode ser feito por meio de programas de vantagens. A Stefanini Inspiring trouxe para nós as soluções corretas, que permitem com que tudo isso seja desenvolvido de forma ordenada e com sucesso. O resultado tem sido extramente positivo para o nosso negócio”, comenta.

A tecnologia que viabilizou o projeto é resultado de um trabalho conjunto realizado pela Stefanini Inspiring e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar). A solução da Stefanini Inspiring, a Inspiring Engagement Platform, foi capaz de aportar ao já existente plano de fidelidade da Febrafar, o PEC, novas capacidades de relacionamento e engajamento com o cliente, por meio de aplicativos inovadores e tecnologia que permite o gerenciamento automatizado da jornada de valor do consumidor.

Sobre a Stefanini Inspiring:

A Stefanini Inspiring (www.stefanini.com.br) é a empresa coligada da Stefanini focada em P&D de soluções de alto valor agregado, voltadas para o engajamento de consumidores e da força de vendas. Visando o atendimento fim a fim de seus clientes em projetos de digitalização da experiência do consumidor e da força de vendas, o portfóflio da Stefanini Inspiring é complementado por uma plataforma de automação de processos de negócio M2M e Self-Care, que materializa as sinergias da nova realidade proporcionada pela IoT e a Mobilidade.

As plataformas da Stefanini Inspiring foram projetadas para responder em tempo real a grandes volumes de processamento, sendo hoje responsáveis pelo gerenciamento da jornada de valor de mais de 80 milhões de clientes finais, realizando ofertas segmentadas que levam em conta o perfil de consumo de cada cliente.

Sobre a Stefanini:

A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 30 anos de atuação no setor de Serviços em TI. Totalmente verticalizada por segmento de indústrias, a consultoria possui grande expertise no mercado financeiro (atende as dez maiores instituições financeiras do País), telecomunicações, seguradoras e setor público.

Presente em 40 países, sua oferta de serviços abrange Consultoria, Integração, Desenvolvimento de Soluções e Outsourcing para Aplicativos e Infraestrutura; e ainda BPO para processos de negócios. Reconhecida mundialmente, a Stefanini está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo (BBC News) e foi apontada como a quinta empresa mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral 2016.

Fonte: SEGS

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.