Vacina em farmácia é regulamentada em SP e mais seis estados | Panorama Farmacêutico
Notícias do setor farmacêutico

Vacina em farmácia é regulamentada em SP e mais seis estados

0 2.525

Mais uma conquista para a classe farmacêutica do país e que também trará benefícios para toda a população. Na última semana, a cidade de São Paulo e os estados do Amazonas e Pará regulamentaram a prestação de serviços farmacêuticos, que inclui, entre outras ações, a aplicação de vacinas dentro das farmácias e drogarias. As decisões juntam-se às regulamentações dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e da cidade do Rio de Janeiro, que também já disponibilizam o serviço.

A aplicação de vacinas nas farmácias é uma bandeira que a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) defende desde a aprovação da Lei 13.021/14 que rege as ações e serviços de assistência farmacêutica. “Com a liberação de aplicação das vacinas nas farmácias, conseguimos aumentar significativamente a capacidade privada de atendimento à população. Isso sem falar na facilidade de acesso, com os horários extensivos de atendimento, e um provável preço bem mais acessível do serviço”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente- executivo da entidade.

Os Projetos de Lei dispõem sobre a aplicação de inalação/nebulização, de medicamentos injetáveis (mediante apresentação de receita médica); acompanhamento farmacoterapêutico, além de medição e monitoramento de pressão arterial, glicemia capilar e de temperatura corporal. Também autorizam as farmácias e drogarias a aplicar medicamentos injetáveis e vacinas, sob responsabilidade técnica de um farmacêutico. Cabe a este profissional garantir o adequado armazenamento, manuseio do produto e preencher mensalmente o Boletim Mensal de Doses Aplicadas ao gestor do SUS.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.