Abrafarma inicia campanha para alerta sobre risco de diabetes | Panorama Farmacêutico
Notícias do setor farmacêutico

Abrafarma inicia campanha para alerta sobre risco de diabetes

0 27

Que tal avaliar gratuitamente o nível de glicose no seu sangue? De 13 a 17 de novembro, mais de 2 mil farmácias e drogarias de todo o país promoverão uma ação nacional para rastreamento e monitorização da doença, além de acompanhamento de pacientes com a condição. A iniciativa comemora o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, e marca a última edição das Campanhas de Saúde 2017 da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

“O objetivo é avaliar pontualmente a glicemia capilar na população saudável, que pode ser associada ao risco do diabetes”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma. Globalmente, estima-se que o montante de pacientes com diabetes ultrapasse 385 milhões, sendo que até 40% desconhecem a condição

De acordo com as últimas estimativas relacionadas ao Brasil, um em cada dez adultos convive com a doença, somando mais de 15 milhões de pessoas. A cada ano, 130 mil óbitos são registrados em decorrência desse mal. “Trata-se de uma das principais causas de adoecimento precoce e morte em todo o mundo”, alerta Cassyano Correr, farmacêutico e coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada.

Nos estabelecimentos participantes, os farmacêuticos irão determinar a glicemia em sangue total capilar utilizando equipamento portátil de autoteste (glucosímetro). O instrumento é uma forma simples, rápida e barata para auxiliar no rastreamento do diabetes, além de permitir o acompanhamento clínico daqueles pacientes já diagnosticados e sob tratamento.

Fonte: Eldo Gomes

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.