Fundador da Pague Menos lança biografia em SP | Panorama Farmacêutico
Notícias do setor farmacêutico

Fundador da Pague Menos lança biografia em SP

1 209

Foi um sucesso o lançamento da biografia de Francisco Deusmar de Queirós, fundador das Farmácias Pague Menos ocorrido no último dia 5 de dezembro, na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP). O executivo reuniu familiares, amigos e parceiros comerciais em uma noite de autógrafos do livro Deusmar Queirós, O Tecedor de Ousadias. A renda será destinada à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, o mais antigo hospital da capital cearense.

A obra, de 472 páginas, é o resultado de uma pesquisa de três anos do poeta e historiador Juarez Leitão, membro da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará. “A história de Francisco Deusmar de Queirós poderia ser semelhante à de muitos empreendedores, mas ele sobressai pela consciência de que a construção do grupo que hoje preside é fruto de uma obra plural. Isso envolve o engajamento de milhares de parceiros que, sob sua liderança, trabalham em favor da sociedade”, argumenta o autor.

Tecendo conhecimentos

Os primeiros passos de Francisco Deusmar de Queirós como empreendedor foram dados aos oito anos, ajudando o pai na Mercearia Santo Antônio (CE) e levando um caixote na cabeça para vender frutas e rapadura nas feiras livres ou de porta em porta. Como um autêntico visionário, Queirós uniu conhecimentos que permitiram potencializar sua vocação comercial. Na passagem pelo escotismo, apreendeu lições importantes sobre civismo, cidadania e como vencer desafios. O tino para os números o ajudou a se tornar professor da Universidade de Fortaleza e, posteriormente, a conquistar o cargo de coordenador do curso de Economia.

Seu dinamismo também foi determinante para fazer carreira no mercado financeiro, destacando-se como responsável pelo desenvolvimento da área de operações da Bolsa de Valores Regional, em 1976. No ano seguinte, criou a PAX, corretora que se tornou a maior do país na intermediação de ações de empresas beneficiárias do sistema de incentivos fiscais (FINOR).  Em 1981, foi aos Estados Unidos para um curso de especialização na Bolsa de Valores de Nova York, mas, ao regressar ao Brasil, apostou no varejo farmacêutico e fundou as Farmácias Pague Menos. A rede conta com 1.055 lojas e detém o status de única varejista presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Hoje, o empresário preside um grupo formado por 11 empresas e mais de 22 mil colaboradores.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

1 comentário
  1. José Rubens Ortega diz

    Parabéns Deusmar pela visão e incansável perseguição ao encontro do sucesso deste empreendimento na área do varejo farmacêutico que é Sui generis, pois começa no nordeste e atinge todo o país!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.