Indústria cresce 5,3% e tem maior alta desde 2013 | Panorama Farmacêutico
Notícias do setor farmacêutico

Indústria cresce 5,3% e tem maior alta desde 2013

0 24

A indústria brasileira manteve em outubro a tendência de melhora de ritmo, embora ainda gradual. A produção industrial avançou 0,2% em relação a setembro, segundo os resultados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado confirmou a avaliação de analistas de que há uma retomada do setor industrial ainda a passos lentos, porém consistente. O crescimento é o segundo consecutivo de agosto para setembro a alta foi de 0,3%. A fabricação de remédios e bebidas puxou a alta da indústria em outubro, mas houve avanços em 15 dos 24 segmentos pesquisados. É um crescimento muito baixo, mas a disseminação é favorável. Por mais que o aumento na produção não seja vigoroso, ele está se espalhando, o que abre a possibilidade de um processo de retroalimentação do crescimento. A alta de um setor gera demanda para outro, o que pode dar mais vigor a essa recuperação, contou Rafael Cagnin, economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).

Na comparação com outubro de 2016, a alta na indústria foi de 5,3%, a mais acentuada desde abril de 2013. Das 26 atividades pesquisadas, 22 aumentaram a produção. A base de comparação baixa e a ocorrência de um dia útil a mais em outubro deste ano ajudaram, mas o bom desempenho é inegável, disse André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.
Os resultados dão uma clara sensação de melhora de ritmo da produção industrial. Mas não quer dizer que a melhora tenha revertido as perdas anteriores, relativizou Macedo.

Fonte: Gazeta de Alagoas

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.