Notícias do setor farmacêutico

Cartilha valoriza o farmacêutico na Vigilância Sanitária

 

O Conselho Federal de Farmácia lançou uma cartilha que reafirma o papel do farmacêutico na Vigilância Sanitária. A publicação foi elaborada pelo Grupo de Trabalho em Vigilância Sanitária do CFF e é destinada a Conselhos Regionais de Farmácia, gestores públicos e chefes de vigilância sanitária de todo o Brasil.

O documento enfatiza que a competência para a inspeção sanitária e a auditoria em estabelecimentos farmacêuticos é procedimento exclusivo do farmacêutico, de acordo com a Lei nº 3.820/60 e o Decreto nº 85.878/81. “A publicação é um esforço do CFF para destacar que o farmacêutico possui profunda formação acadêmica, vasto conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal para essa tarefa de suma importância para a saúde brasileira”, ressalta o presidente do Conselho, Walter da Silva Jorge João.

O Conselho vem editando normas que discorrem sobre a atividade do farmacêutico na vigilância sanitária e a fiscalização de suas ações, por meio dos conselhos regionais de farmácia. Assim, o órgão também contribui para o fortalecimento do sistema de vigilância. A cartilha será distribuída a partir da 1ª Conferência Nacional de Vigilância Sanitária, em fevereiro de 2018.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.