fbpx

Decreto encerra Farmácia Popular Balneário Camboriú

132

A Prefeitura de Balneário Camboriú decretou o encerramento da unidade da Farmácia Popular do Brasil no âmbito do município. A decisão aconteceu meses depois que o Governo Federal decidiu através de uma portaria o corte de farmácias em municípios específicos.

Desde o primeiro semestre do ano passado o encerramento do programa Farmácia Popular pelo Governo Federal vem sendo comentado pela imprensa.

A secretária municipal de Saúde Andressa Hadad explicou que foram analisados diversos fatores, como demanda, remédios ofertados e localização e considerou-se que o fechamento não causaria prejuízos.

A Farmácia Popular do Brasil ficava próxima à Farmácia Municipal. Segundo Andressa há apenas um ansiolítico da Popular que não é oferecido pelas farmácias municipais, porém ele pode ser encontrado a “centavos em qualquer uma das farmácias credenciadas” pelo SUS distribuídas pela cidade, basta apresentar a prescrição.

Em Balneário Camboriú, a Farmácia Popular do Brasil não era a única fonte acessível de remédios. O município conta com quatro farmácias municipais: a Central, na Quarta Avenida, uma da região Sul, localizada na Barra, a Norte que fica no Bairro das Nações e a Oeste, que fica no Bairro dos Municípios.

Além disso, Balneário também possui a farmácia de medicamentos excepcionais, que distribui remédios específicos de alto custo através do Estado e por medidas judiciais. Essa fica na Rua 1500.

Ao todo, Balneário Camboriú distribui 274 medicamentos gratuitos em suas farmácias.

Fonte: Jornal Página 3

Comentários
Carregando...