Notícias do setor farmacêutico

Seis sintomas estranhos da menstruação que você nunca ouviu falar

Vontade de comer doces, cólica, falta de paciência, hormônios à flor da pele, inchaço e acne são sintomas conhecidos das mulheres quando passam pela terrível TPM (Tensão Pré-menstrual). Quanto mais perto você chega do dia D, pior você fica.

De acordo com o Departamento de Serviços de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, mais de 90% das mulheres sentem os indícios que antecedem a menstruação. A TPM é uma combinação de sintomas físicos e emocionais, causados pela rápida queda da progesterona e do estrogênio logo após a ovulação.

Mais sobre o assunto

Quando esses hormônios sexuais femininos estão elevados você se sente calma, feliz e no controle da situação. Quando caem, pode ser difícil se manter positiva. Para a grande maioria das mulheres, os indícios da TPM são relativamente leves, mas cerca de 8% experimentam sintomas graves, uma condição conhecida como transtorno disfórico pré-menstrual.

A revista Women’s Health americana chamou a atenção para coisas que, possivelmente, você não sabia sobre os sintomas da tensão pré-menstrual. São sensações estranhas, as quais você nunca pensou estarem relacionadas à sua menstruação.

Ficou curiosa? De músculos doloridos à reorganização completa do armário, reunimos alguns dos sintomas mais esquisitos.

“O que? Estou menstruando”

1. Você está na metade do caminho do seu exercício e já está cansada
Está perdendo o fôlego mais facilmente nos últimos dias? Culpe os hormônios. De acordo com um estudo publicado na Revista Americana da Respiração e Cuidados Críticos da Medicina, o ciclo do período menstrual pode afetar seu padrão de respiração.

De acordo com os pesquisadores, a respiração sibilante e a falta de ar podem aumentar mais para o final do seu ciclo, pouco antes do período menstrual. A boa notícia é que o fôlego deve ser melhorar perto da época que você estiver ovulando.

2. Seus mamilos estão formigando e você necessita de sutiã o tempo todo 
Aumento da sensibilidade dos mamilos – aquela que te faz tomar banho sem a água do chuveiro encostar nos seios e dormir de sutiã para não correr o risco de esfregar em nada – pode estar ligado a TPM.

“O tipo mais comum de dor no peito é cíclico, relacionado aos seus períodos menstruais, e é normal”, explica a ginecologista obstétrica Diana Ramos, vice-presidente da National Preconception Health and Health Care Initiative.

Você deve saber que os remédios mais comuns para a tensão pré-menstrual, como pílulaanticoncepcional e cremes com hormônios, podem causar dor nos seios.

3. De repente você sente necessidade de abandonar algum hábito
Esta te pegou desprevenida, pode assumir. Um estudo publicado na Biologia das Diferenças de Sexo mostra a descoberta dos cientistas de que fumantes foram mais suscetíveis a largar o vício quando começaram o processo no fim do período menstrual.

Não é tão louco quanto parece. Seus hormônios afetam como você toma decisões pensando nas recompensas. Durante a primeira metade do ciclo, você está mais propensa a sucumbir às tentações, mas, na segunda metade, está mais suscetível a ficar firme.

Começou a enxergar os benefícios da TPM? Nós também.

4. Você não consegue se recuperar nos dias que malha perna
Tem um hematoma que simplesmente não melhora ou dores musculares após um treino difícil? Se a sua menstruação vai descer na próxima semana, pode culpar a TPM. De acordo com um estudo publicado na Revista de Reabilitação de Traumatismo Craniano, mulheres se recuperam mais lentamente das lesões nos músculos durante a semana anterior ao seu período.

E boas notícias para as moças que tomam pílulas anticoncepcionais. O hormônio artificial presente na medicação ajuda a proteger contra esse efeito, auxiliando as mulheres a se recuperarem normalmente, independentemente do dia do mês.

5. Você está desejando comer carne como um leão
Mesmo que, normalmente, você não seja uma grande carnívora, o desejo de degustar uma boa picanha pode ser um grande sintoma da tensão pré-menstrual. Por quê? Simples, a carne vermelha é rica em ferro, substância perdida através do sangue menstrual, diz um estudo publicado no American Journal of Epidemiology.

De acordo com a pesquisa, as mulheres com os piores sintomas de TPM foram as mesmas que comeram menos ferro. Se você é propensa a ter períodos pesados, fale com seu médico para manter os seus níveis do elemento controlados.

6. Você está obcecada pelo seu peso
Se sentir inchada é normal. No entanto, para muitas mulheres, vai muito além de se sentir gorda por um dia. Uma pesquisa publicada na Revista Internacional de Transtornos Alimentares concluiu que, os hormônios da TPM podem desencadear obsessões de peso e alterar sua autoimagem.

O simples fato de saber que isso é possível pode te ajudar a se sentir melhor quando as coisas não estiverem tão bem. Se a ideia do seu corpo virou um grande problema, converse com seu médico ou um psicólogo.

Fonte: Metrópoles

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.