fbpx

Ministério reconhece farmacêutico como profissional de saúde

2.222

Uma grande conquista para os farmacêuticos brasileiros, que passam a ser reconhecidos, de fato, como profissionais de saúde. O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da categoria no código de identificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa maneira, os farmacêuticos terão melhores condições para acompanhar os tratamentos, podendo checar a dosagem dos medicamentos e analisar os resultados obtidos pelos pacientes. Segundo o ministro Ricardo Barros, sem a existência de um código específico, o SUS não conseguia mensurar efetivamente a produção e a atuação dos farmacêuticos. “Agora, todos os procedimentos que eles fazem serão lançados e identificados. Com isso, podemos avaliar a qualidade do trabalho, a eficácia e comparar o desempenho entre eles, de modo a podermos escolher a melhor prática e divulgá-la para todos”, argumenta.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, comemora a decisão e ressalta que a medida atende a uma antiga reivindicação da classe. “Tínhamos um papel que era praticamente voltado para a entrega do medicamento. Hoje passamos a ser cuidadores da saúde das pessoas”, destaca.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

2 Comentários
  1. Alda diz

    Deus seja louvado pela conquista da categoria a sua inclusão no SUS com um código específico para atuação do profissional. Chega Brasil de tanta discriminação com um profissional que tem uma grande formação acadêmica para ajudar a cuidar da população. Chega de meros entregadores de medicamentos, chega de tantas intoxicações medicamentos nos hospitais. Que o farmacêutico mostre de fato o seu valor profissional.

  2. silvia borges diz

    Foi rápida essa decisão do min. da saúde do Brasil… Pensando que só faz uns 100 anos que atuamos… Sim vamos comemorar!!! kkkkk!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.