Ministério reconhece farmacêutico como profissional de saúde

1.876

Uma grande conquista para os farmacêuticos brasileiros, que passam a ser reconhecidos, de fato, como profissionais de saúde. O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da categoria no código de identificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa maneira, os farmacêuticos terão melhores condições para acompanhar os tratamentos, podendo checar a dosagem dos medicamentos e analisar os resultados obtidos pelos pacientes. Segundo o ministro Ricardo Barros, sem a existência de um código específico, o SUS não conseguia mensurar efetivamente a produção e a atuação dos farmacêuticos. “Agora, todos os procedimentos que eles fazem serão lançados e identificados. Com isso, podemos avaliar a qualidade do trabalho, a eficácia e comparar o desempenho entre eles, de modo a podermos escolher a melhor prática e divulgá-la para todos”, argumenta.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, comemora a decisão e ressalta que a medida atende a uma antiga reivindicação da classe. “Tínhamos um papel que era praticamente voltado para a entrega do medicamento. Hoje passamos a ser cuidadores da saúde das pessoas”, destaca.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Comentários
Carregando...