Cientistas cada vez mais próximos de vacinas contra HIV e gonorreia

21

iStock

Duas doenças que voltaram a avançar no Brasil ganharam novas perspectivas de prevenção –e ambas por meio de vacinas. Enquanto a imunização para prevenir a infecção pelo vírus da Aids está cada vez mais próxima de testes em humanos, cientistas acabaram de descobrir o alvo ideal para a ação de uma vacina contra a gonorreia. Vacina contra HIV será testada em breve

Pesquisas sobre o HIV na última década levaram a muitas ideias promissoras para vacinas, mas a maioria não foi testada em seres humanos, porque não era possível fabricá-las de forma acessível e em larga escala. Entretanto, Phil Berman, professor de Engenharia Biomolecular da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos, liderou o desenvolvimento de um dos principais componentes da única vacina que mostrou, em um ensaio clínico, alguma eficácia contra o HIV.

“A tecnologia que desenvolvemos deve quebrar o bloqueio no desenvolvimento da vacina contra o HIV”, explicou Berman. O laboratório do cientista usou robótica para encurtar o tempo necessário para produzir culturas celulares estáveis, necessárias para produzir as proteínas para uma vacina. Ao mesmo tempo, a tecnologia conseguiu aumentar a quantidade de produção desses compostos. Isso garante economia no custo dos materiais. Além disso, o laboratório também criou uma forma de ter uma resposta imune efetiva.

Fonte: Tabocas Notícias

 

Comentários
Carregando...