fbpx

CRF-PR repudia PL que libera venda de medicamentos em supermercados

84

Diga NÃO ao PL 9.482/2018. NÃO a venda de medicamentos em supermercados. O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR vem a público expor sua indignação frente ao que entende como um retrocesso na saúde pública, a proposição do Deputado Federal, Ronaldo Martins, do PRB/CE, referente ao PL 9.482/2018 que altera a Lei nº 5.991/73, autorizando os supermercados e estabelecimentos similares a dispensarem medicamentos isentos de prescrição.

A proposta do Deputado induz à automedicação e ao uso irracional de medicamentos, contribui para o aumento de casos de intoxicação e estimula a falsa percepção de que medicamentos isentos de prescrição são inofensivos ou inócuos à saúde humana. Tal projeto representa um grave declínio à saúde pública e leva em conta apenas a defesa dos interesses econômicos e não a saúde das pessoas.

O CRF-PR entende que a solução está na maior presença do profissional farmacêutico prestando assistência, transformando as farmácias e drogarias em verdadeiros estabelecimentos de saúde, em que o medicamento não seja tratado como um simples produto comercial, e sim como um meio terapêutico dispensado com as devidas orientações para garantir a qualidade e segurança no seu uso. Por fim, o CRF-PR reitera a sociedade que o farmacêutico é o profissional que detém a competência para orientar sobre o uso correto, seguro e racional de medicamentos.

Fonte: Marcio Antoniassi

Comentários
Carregando...