Notícias do setor farmacêutico

Varejo deve crescer 5,2% no ano que vem, diz CNC

441

Diante do início de uma recuperação econômica no País, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que as vendas no varejo em 2019 cresçam 5,2%. Desta forma, o otimismo se reflete ainda este ano: previsão de negócios no setor subirá para 4,5%.

 

Segundo a confederação, a conjuntura econômica tem-se revelado mais favorável do que no ano passado. “Este ano, o PIB deverá crescer 1,5%, enquanto em 2017 aumentou 1,0%. Para 2019 espera-se taxa maior, de +2,5%”, afirmou por meio de nota. Além disso, a movimentação da economia deverá continuar nos próximos meses e influenciar positivamente a Intenção de Consumo das Famílias (ICF). “Diante de um cenário mais favorável, espera-se que as intenções de consumo continuem crescendo nos próximos meses, de maneira a refletir as expectativas do comportamento esperado para a economia”, registrou a associação por meio de comunicado à imprensa. A ICF deste mês alcançou 87,6 pontos em novembro de 2018, registrando alta de 1,1% em relação ao mês passado.

 

O levantamento de novembro da CNC mostra que o ICF foi puxado pelo crescimento dos componentes das perspectivas de consumo (+3,4%), compras a prazo (+1,2%), perspectiva profissional (+1,0%) e nível de consumo atual (+2,5%). Para a confederação, o aumento deste último indicador pode estar relacionado às expectativas de acréscimo da renda com o recebimento do PIS e do 13º salário, a estabilidade de preços, a recuperação da economia e as compras para o Natal.

 

Na comparação com novembro de 2017, o índice aumentou 9,2%, com destaque para as percepções quanto ao nível de consumo atual (+23,9%). “As famílias se mostram mais satisfeitas. Ano passado predominava o número das que achavam que o nível de consumo seria menor (58,3%), e agora observamos que esse percentual caiu para 49,3%”, pontua, por meio de nota, o economista da CNC, Antonio Everton.

Fonte: DCI

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.