Notícias do setor farmacêutico

Primeiro caso de zika vírus em 2019 é confirmado no Rio Grande do Sul

691

Jovem de 17 anos, moradora de Gravataí, apresentou os sintomas no começo deste mês

Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira (26) o primeiro caso de zika vírus autóctone (contraído dentro do Estado) em 2019. Uma jovem de 17 anos, moradora de Gravataí, na Região Metropolitana, apresentou os sintomas da doença no dia 7 de janeiro.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Segundo a Secretaria, ela apresentou dor ocular e visão turva. A jovem não realizou viagem para fora do Rio Grande do Sul. Por isso, a investigação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) apontou como sendo um caso contraído dentro do Estado. A paciente está internada no Hospital Conceição, em Porto Alegre. Ela foi diagnosticada com uma inflamação no nervo óptico.

O Programa Estadual do Controle da Dengue, do CEVS, entrou em contato com a prefeitura de Gravataí e com a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS) para que seja iniciada a investigação do caso. O trabalho começou em 22 de fevereiro, que confirmou o caso como autóctone.

A prefeitura de Gravataí informou, por meio de nota, que está tomando as providências necessárias para controle do mosquito transmissor da doença. Entre elas, destaca a “desinsetização na região, limpeza urbana com remoção de resíduos de qualquer natureza, visitas domiciliares com a finalidade de promover a conscientização da comunidade sobre a importância de prevenir a proliferação de focos de mosquitos“. 

Ainda conforme a prefeitura, as Unidades de Saúde da Morada do Vale I, Morada do Vale II, Águas Claras e Vera Cruz estão disponibilizando repelentes para as gestantes.

Em 2016, o Rio Grande do Sul teve 44 casos autóctones de zika. Houve dois importados em 2017 e nenhum em 2018.

Fonte: Jornal Zero Hora

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })