Notícias do setor farmacêutico

Nissei expande oferta de exames laboratoriais rápidos em loja

4.115

28 farmácias da rede passam a contar com o Hilab, teste laboratorial remoto, que detecta do Beta HCG ao Zika Vírus; são seis exames e os resultados são obtidos em poucos minutos

A Rede de Farmácias Nissei está ampliando a oferta de exames laboratoriais rápidos em Curitiba e também para municípios do litoral, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Além das 22 lojas da capital, as unidades 24h de Ponta Grossa, Guaratuba, Paranaguá, Campo Largo e Araucária vão contar com seis da tecnologia Hilab, desenvolvida pela Hi Technologies.

“Estamos comemorando o aniversário dessa parceria e iniciando uma nova fase que amplia a escala do serviço, que tem se mostrado uma opção de praticidade aos clientes”, enfatiza Alexandre Maeoka, diretor executivo da Nissei.

Os exames disponíveis através do Hilab são para Beta HCG, Zika Vírus, TSH (tireóide), Hemoglobina Glicada (diabetes), Perfil Lipídico e Hepatite C. “Iniciamos o trabalho oferecendo apenas Beta HCG – que detecta gravidez – e exame de Perfil Lipídico”, detalha Maeoka.

Para Carolina Escobar, coordenadora farmacêutica da Nissei, a oferta desse serviço é, essencialmente, uma prestação de serviço à população. “Esse trabalho coloca o Grupo Nissei dentro do circuito de saúde pública, identificando pacientes que precisam de orientações de saúde e que, posteriormente aos exames, são recomendados a procurar auxílio médico em casos de resultados alterados”, reflete. “Acima de tudo, nos disponibilizamos e tornamos mais prático o acesso a um serviço que, antes, era demorado e custoso”.

Histórico

A oferta do serviço Hilab teve início em abril de 2018, com a parceria entre a Nissei e a também curitibana Hi Technologies. “Fomos a primeira farmácia a oferecer esse serviço no Brasil: começamos em duas farmácias e, pouco tempo depois, já passamos para oito”, explica Carolina.

Tecnologia

O Hilab revoluciona o mercado ao introduzir uma nova categoria em análises clínicas que associa o Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI) para agilizar o diagnóstico, tornando-o mais rápido que os métodos tradicionais. É um aparelho que cabe na palma da mão e funciona de forma simples: após a coleta do sangue – extraído da ponta do dedo – a amostra é colocada dentro de uma cápsula e então inserida no dispositivo. Após digitalizada, a amostra é enviada via internet para a equipe de biomédicos da Hi Technologies, que analisam e enviam o laudo assinado em minutos para o celular do paciente via SMS ou e-mail.

Cenário futurista

O dispositivo traz o laboratório para a mão de médicos e farmacêuticos. Para Marcus Figueredo, CEO da Hi Technologies, isso muda o cenário da saúde. “Acreditamos que uma disrupção no sistema de exames laboratoriais têm o potencial de causar mudanças significativas de proporção mundial e a parceria com as Farmácias Nissei faz parte do processo de mudanças que esperamos para os brasileiros”, comenta Marcus.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.