Notícias do setor farmacêutico

Fibromialgia pode ser causada pela resistência à insulina

3.234

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade do Texas revelou que a fibromialgia, bem como outras doenças que causam dor crônica, pode ser causada pela resistência à insulina. E mais… Medicamentos que tratam diabetes ajudam a amenizar as dores de quem sofre com fibromialgia. É o que revelou o estudo.

De acordo com a notícia publicada no site The Sun, cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, fizeram um experimento no qual eles utilizaram a Metformina, medicamento que combate a resistência à insulina em diabéticos. Ao aplicarem esse medicamento em pacientes com fibromialgia, observaram que houve uma grande redução nas dores crônicas.

Para comprovar ainda mais essa conexão entre a fibromialgia e a resistência à insulina, os pesquisadores examinaram o sangue dos pacientes e constataram que o nível de açúcar no sangue estava mais elevado do que o normal. Essa constatação deixou o grupo de cientistas intrigado, pois em estudos anteriores, não foi observada essa ligação entre fibromialgia e o alto nível de açúcar no sangue.

A única constatação obtida nos estudos anteriores, era a de que existe também uma conexão entre a resistência à insulina com uma disfunção nos vasos sanguíneos do cérebro. No entanto, os pesquisadores não acharam que poderia haver uma ligação entre esse fato e os casos de fibromialgia.

Agora os cientistas também passaram a levar essa descoberta em consideração, pois um dos sintomas de quem sofre com fibromialgia é a dor no cérebro, principalmente nos casos em que a pessoa tem dores crônicas. De acordo com as análises, o nível de açúcar no sangue será o fator chave para identificar também se a pessoa sofre de fibromialgia, bem como se utilizarão o mesmo tratamento de diabetes para amenizar as dores.

Outros sintomas da Fibromialgia

Além das dores crônicas pelo corpo inteiro, pessoas que sofrem de fibromialgia apresentam basicamente os seguintes sintomas:

  • Fadiga;
  • Confusão cerebral;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de coordenação;
  • Tontura;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Sensibilidade às mudanças climáticas.

Quem não se lembra das celebridades que foram diagnosticadas com fibromialgia, dentre elas a mais recente, da cantora Lady Gaga, que deixou a todos perplexos, principalmente pelas performances dela nos palcos e em seus vídeos? Apesar da notícia chocante, Lady Gaga está bem e continua ativa.

Felizmente existe tratamento para a fibromialgia e agora sabemos que também é possível tratar com medicamentos para diabetes. No entanto, é preciso aguardar novas notícias sobre o assunto.

De qualquer forma, não custa nada comentar com os médicos a respeito, não só para saber opiniões, como também para verificar o nível de atualização dos nossos profissionais. Informe-se!

Fonte: Green Me

Veja também:

Sepse, doença que matou Beth Carvalho, é fatal em mais de 55% dos casos

Chega ao Brasil um remédio de ação semanal contra o diabetes

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

1 comentário
  1. Maria José diz

    mim atrapalhar muito

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.