Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Reino Unido testa drones para entregar remédios contra o câncer

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

remédios contra o câncer
Foto: Divulgação Apian

 

O National Health Service (NHS), sistema público de saúde do Reino Unido, está testando um projeto-piloto de entrega de remédios contra o câncer com uso de drones, reduzindo o tempo logístico uma vez que essa classe de medicamentos tem vida útil curta. Espera-se que os drones permitam que os médicos encomendem medicamentos e equipamentos médicos de qualquer lugar do país para entrega naquele dia.

No teste, os medicamentos quimioterápicos serão entregues de uma farmácia no Portsmouth Hospitals University NHS Trust para o St Mary’s Hospital na Ilha de Wight. O drone reduzirá o tempo de entrega de quatro horas para 30 minutos, pois um voo substituirá duas viagens de carro e uma viagem de hovercraft ou balsa por entrega.

O novo método, lançado em parceria com a empresa de tecnologia Apian, economizará tempo e dinheiro e oferecerá uma opção melhor para pacientes com câncer que vivem na ilha, muitos dos quais precisam viajar para o continente para tratamento, acrescentaram autoridades. Após a Ilha de Wight, o programa de drones será testado em Northumbria.

Acesso mais rápido a remédios contra o câncer

“A entrega de quimioterápicos por drone é outro desenvolvimento extraordinário para pacientes com câncer e mostra como o NHS não vai parar por nada para garantir que as pessoas recebam o tratamento de que precisam o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que contribui para a redução de custos e emissões de carbono”, afirma Amanda Pritchard, executiva-chefe do NHS.

O secretário de Saúde, Sajid Javid, disse os pacientes terão acesso mais rápido e justo ao tratamento, não importa onde morem. “Inovações como essa ajudarão a melhorar o acesso dos pacientes a cuidados que salvam vidas, garantindo que o NHS esteja fazendo o melhor uso do financiamento recorde que estamos investindo para acabar com os atrasos provenientes da Covid-19”.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress