fbpx

Farmácias promovem frente nacional contra a hipertensão

248

 

O varejo farmacêutico retoma as frentes de saúde nacionais nesta sexta-feira, dia 29 de setembro. Mais de 1.300 estabelecimentos confirmaram adesão à campanha contra a hipertensão organizada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A iniciativa coincide com as celebrações do Dia Mundial do Coração. Na oportunidade, farmacêuticos estarão a postos para ministrar medições de pressão arterial gratuitas. “Esse monitoramento é estratégico do ponto de vista da saúde pública, pois até 30% dos pacientes com hipertensão desconhecem a condição. Sabe-se também que até metade dos brasileiros não controla sua pressão adequadamente”, adverte Sergio Mena Barreto, presidente executivo da entidade, também responsável pelo projeto Assistência Farmacêutica Avançada.

Esse mal crônico atinge cerca de 36 milhões de pessoas no Brasil e deve ser tratada para evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas. Com fácil acessibilidade e pensando na conscientização social a respeito da doença, a tarefa dos profissionais é rastrear hipertensos e identificar sinais de alerta para direcioná-los ao médico. De acordo com um estudo norte-americano, a doença esteve presente em cerca de 70% dos pacientes que sofreram infarto pela primeira vez.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies