fbpx

XP analisa hábitos de consumo em farmácias

2.767

 

Uma pesquisa sobre os hábitos de consumo da população em farmácias, realizada em outubro pela XP Investimentos com mais de mil consumidores do país, revelou que o preço é o grande fator de escolha de qual remédio levar para casa, seja entre marca e genérico, entre genéricos ou entre marcas de não prescritos. A cada quatro consumidores, três afirmam pesquisar preços antes de comprar um medicamento.

Do total de entrevistados, 36% afirmam adquirir algum produto em drogarias toda semana, 26% compram apenas uma vez por mês e 25% a cada 15 dias. Dos produtos mais comercializados, 90% buscam remédios, enquanto 40% procuram produtos de higiene e beleza e 36% suplementos alimentares, salientando o esforço dos varejistas em aumentar a participação dos não medicamentos nas vendas. Diferentemente do que acontece em outros segmentos varejistas, nas farmácias o atendimento é o principal atributo ao escolher um estabelecimento (27%), seguido pelo preço (25%) e localização (20%).

Em relação às farmácias preferidas, a Pague Menos é a marca mais bem posicionada na mente dos consumidores no Nordeste, liderando em todas os rankings referentes ao mercado competitivo e com significativa vantagem em relação aos demais players, destacando-se o quesito preço. A Panvel é a marca mais bem posicionada na avaliação dos consumidores na Região Sul, sendo a líder em todos os rankings referentes ao mercado competitivo. Já o varejo farmacêutico na região Sudeste apresenta alta competição, com grande equilíbrio entre os players Drogaria São Paulo, Drogasil, Araujo, Droga Raia, Pacheco e Ultrafarma.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies