fbpx

Abrafarma inicia campanha para alerta sobre risco de diabetes

161

Que tal avaliar gratuitamente o nível de glicose no seu sangue? De 13 a 17 de novembro, mais de 2 mil farmácias e drogarias de todo o país promoverão uma ação nacional para rastreamento e monitorização da doença, além de acompanhamento de pacientes com a condição. A iniciativa comemora o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, e marca a última edição das Campanhas de Saúde 2017 da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

“O objetivo é avaliar pontualmente a glicemia capilar na população saudável, que pode ser associada ao risco do diabetes”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma. Globalmente, estima-se que o montante de pacientes com diabetes ultrapasse 385 milhões, sendo que até 40% desconhecem a condição

De acordo com as últimas estimativas relacionadas ao Brasil, um em cada dez adultos convive com a doença, somando mais de 15 milhões de pessoas. A cada ano, 130 mil óbitos são registrados em decorrência desse mal. “Trata-se de uma das principais causas de adoecimento precoce e morte em todo o mundo”, alerta Cassyano Correr, farmacêutico e coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada.

Nos estabelecimentos participantes, os farmacêuticos irão determinar a glicemia em sangue total capilar utilizando equipamento portátil de autoteste (glucosímetro). O instrumento é uma forma simples, rápida e barata para auxiliar no rastreamento do diabetes, além de permitir o acompanhamento clínico daqueles pacientes já diagnosticados e sob tratamento.

Fonte: Eldo Gomes

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies