fbpx

Anticoncepcionais podem aumentar risco de câncer de mama

165

Em meio ao debate sobre as consequências provocadas pelo uso de anticoncepcionais, um estudo realizado por especialistas dinamarqueses revelou como a medicação pode afetar a saúde da mulher: depressão, sobrepeso o risco de câncer são alguns efeitos já conhecidos.

De acordo com a recente pesquisa, métodos contraceptivos baseados em hormônios apresentam risco 20% maior de causar câncer de mama. E, ao contrário do que acreditavam especialistas, o uso do medicamento com menos estrogênio diminui o risco.

Créditos: iStock/Getty Images

Uso de anticoncepcional pode provocar depressão, aumento de peso e câncer, aponta estudos

Para chegar à conclusão, o levantamento que foi realizado durante quase 11 anos anos, e publicado no “The New England Journal of Medicine”, avaliou 1,8 milhão de mulheres na Dinamarca. Foram acompanhadas pacientes entre 15 a 49 anos, que não tinham câncer, coágulo nas veias ou se submetido a tratamento para infertilidade.

As consequências

Os resultados mostram que quanto mais tempo os produtos forem usados, maior o risco. O aumento de 20% no risco de câncer de mama variou de acordo com a idade e com quanto tempo as mulheres usaram anticoncepcionais baseados em hormônios, incluindo pílulas, adesivos, anéis vaginais, implantes e injeções.

O risco foi 9% maior com menos de um ano de uso e 38% maior com mais de 10 anos de uso. Para saber mais sobre o assunto, confira a matéria na íntegra no site Minha Vida.

Fonte: Mídia Turis

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies