fbpx

Anvisa aprova medicamento para hipertensão arterial pulmonar

780

Pacientes com hipertensão arterial pulmonar (HAP) passarão a contar com medicamento inovador para o tratamento da doença, considerada grave e que afeta cerca de 10 mil brasileiros[i]. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o uso a longo prazo de selexipague.

Diferente das terapias tradicionais, o medicamento de uso oral age seletivamente, mantendo sua eficácia por mais tempo (diminuição de 40% no risco de morbi-mortalidade associada à doença[ii]) e reduzindo a chance de eventos adversos.
Sobre a hipertensão arterial pulmonar

A HAP é caracterizada pela elevação anormal da pressão nas artérias entre o coração e os pulmões, podendo levar à insuficiência cardíaca e à morte. A doença está relacionada a um desequilíbrio de diferentes vias metabólicas e seu tratamento consiste em atuar nessas vias com o objetivo de alterar o curso fatal da doença.

Falta de ar, cansaço extremo e fadiga são alguns sintomas da hipertensão arterial pulmonar. Seu diagnóstico é difícil de ser reconhecido, pois os sinais são comuns a outras enfermidades como asma, bronquite ou insuficiência cardíaca. Embora seja mais comum em adultos jovens e em mulheres, a HAP atinge pessoas de todas as idades.

Sobre selexipague
É um medicamento que atua diretamente como um agonista do recepctor IP de prostaciclina induzindo à vasodilatação e inibindo a proliferação de células musculares lisas vasculares. O medicamento dilata as artérias pulmonares, facilitando a função do coração de bombear sangue e, consequentemente, melhorando os sintomas da HAP.

Adicionalmente, a sua apresentação para uso oral facilita a adesão ao paciente, uma vez que a maioria dos fármacos que atuam nessa via (prostanóides e análogos da prostaciclina) está disponível em formulações inalatórias e venosas, até então dificultando a utilização dessa classe de medicamentos.

Sobre a Janssen
Na Janssen, trabalhamos para criar um mundo sem doenças. Transformar vidas buscando maneiras novas e melhores de prevenir, interceptar, tratar e curar doenças nos inspira. Nós reunimos as melhores mentes e buscamos as mais promissoras inovações científicas. Somos a Janssen. Colaboramos com o mundo para a saúde de todos. Para saber mais acesse: www.janssen.com. Siga a Janssen no Facebook e LinkedIn, e a J&J Carreiras no Facebook.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.