fbpx

Tossir ajuda a aliviar a asma ou é só um sintoma?

125

A asma é uma doença crônica e sem cura e tossir é só um dos sintomas dela.

A tosse é um dos sintomas da asma – Flickr

Durante as crises, as tosses podem ser acompanhadas ou não de expectoração, falta de ar de chiado no peito. A sensação de sufoco também pode ser considerada como um sintoma.

Há diferentes graus de gravidade da asma e, por isso, diversas formas de lidar com o problema.

Pessoas com asma leve, quase sem sintomas, possivelmente não têm limitações no dia a dia e só precisarão de medicamentos broncodilatadores em momentos de crise.

Em alguns casos com gravidade um pouco maior, com ocorrência de sintomas frequentes no último mês, possivelmente será necessário o uso diário de remédios para controlar a asma.

“O asmático não deve buscar o socorro somente nos momentos de crise. Ele precisa, mesmo quando está livre de sintomas, fazer um acompanhamento médico”, afirma a pneumologista Fernanda Oliveira, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Além do acompanhamento, a especialista afirma que os exercícios físicos também podem ajudar no controle dos sintomas da doença. Contudo, para a efetividade disso, a asma precisa estar sob tratamento adequado.

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Fonte: Folha de S. Paulo Online

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies