fbpx

Tecpar receberá R$ 82 milhões

155

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assina junto ao Ministério da Saúde, hoje, às 15 horas no auditório Miguel Kfouri Neto, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o contrato de repasse de R$ 82 milhões para a obra do Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos, unidade do instituto voltada ao desenvolvimento de pesquisas e produção de medicamentos biológicos localizado em Maringá. A solenidade contará com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do governador Beto Richa e da vice-governadora Cida Borghetti.

A nova unidade do instituto será instalada em um terreno transferido pela prefeitura de Maringá ao Tecpar – o instituto já atua na cidade há mais de trinta anos. No ano passado, o Ministério da Saúde assumiu o Termo de Compromisso com o Tecpar para o fornecimento de seis medicamentosusados no tratamento de câncer e de artrite reumatóide.

No decorrer da parceria, explica o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, a empresa detentora da tecnologia realiza a transferência de tecnologia total ao Tecpar para que o instituto passe então a produzir os medicamentos. “Esse novo centro em Maringá é importante para o Tecpar, por constituir a nova plataforma tecnológica de produtos biológicos do instituto, para o SUS, que será abastecido com produtos estratégicos para o país por laboratório público, e para a cidade, que se torna um pólo farmacêutico, com atração de empregos qualificados”, destaca.

A unidade de fill and finish em Maringá contará, em um primeiro momento, com uma fábrica de finalização de medicamentos biológicos, um centro de distribuição e o laboratório de Controle da Qualidade. Essa unidade, financiada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo realizar a formulação, envase, embalagem e armazenamento de medicamentos produzidos pelo instituto. Nos próximos anos, novas plantas biológicas serão instaladas.

Felix destaca que, com o campus de Maringá, o instituto passa a contar com três plataformas tecnológicas na área da saúde. As outras duas unidades estão em Curitiba, onde está o Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Imunológicos, e em Ponta Grossa, onte está o Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Sintéticos. /// Örn Mídia Comunicação.


VERBA. LO governador Beto Richa estará presente no evento de assinatura do repasse ao Tecpar hoje. — JOÃO PAULO SANTOS

Fonte: O Diário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies