Notícias do setor farmacêutico

Pesquisa mostra que 70% da população do Estado tem sobrepeso

348

No dia 31 março é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição em todo país. Por conta da data, foi feito um levantamento pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) que revelou que cerca de 70% da população sul-mato-grossense está na faixa de sobrepeso ou de obesidade.

O percentual refere-se a um universo de mil pessoas entrevistadas ano passado em diversos municípios do Estado. Para alertar sobre essa condição e os riscos que o sobrepeso pode causar à saúde, neste ano a entidade já deu iniciou a uma atualização da pesquisa e os resultados serão comparados com o do ano passado. A intenção é mapear a situação, que já é considerada como problema de saúde pública.

A avaliação final deste ano será entregue à Secretaria de Estado de Saúde para possível análise e implementação de políticas públicas.

A situação da obesidade como alerta não está restrita a Mato Grosso do Sul. Conforme base de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade atinge 20% das pessoas adultas.

Entre o público infantil, outro dado que inspira cuidados: 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso.

EMAGRECER NÃO É RESTRINGIR

A nutricionista funcional Ticiane Croda trabalha há 14 anos com pacientes que enfrentam situação de sobrepeso ou obesidade e explica que emagrecer é um processo de reeducação alimentar que deve ser feito com disciplina e dedicação.

“Não se trata de restringir alimentação ou passar fome. No entanto, o imediatismo de muitas pessoas faz com que adotem dietas rigorosas e que podem desequilibrar todo o organismo, desencadeando perda ou excesso de vitaminas e minerais, além de várias doenças”, observa.

Ticiane avalia que a decisão de emagrecer deve ser pautada em primeiro lugar na saúde do indivíduo, respeitando os diferentes metabolismos. “Emagrecer deve estar associado à reeducação alimentar. Isso significa controlar a quantidade e a qualidade da alimentação, aliada à prática de exercícios físicos. Não existe fórmula mágica”, acrescenta.

100% ATITUDE

A bióloga Sirley  Jordão Valdares, 33 anos, emagreceu 12 quilos em noventa dias e atribuiu o resultado a três fatores: “Quando percebi que minha saúde estava sendo afetada pelo sobrepeso, tomei a decisão e posso afirmar que isso só acontece aliando reeducação alimentar, exercício físico e atitude”, argumenta.

A recuperação da autoestima e a conscientização da qualidade de vida obtida com o emagrecimento fizeram com que Sirley buscasse treinamento profissional para compartilhar com outras pessoas que desejam realizar a mudança feita por ela. “Realizei um treinamento de coaching que me forneceu ferramentas para multiplicar a minha experiência pessoal”, observa.

AÇÃO SOCIAL

Nesta quarta-feira (28), uma rede de drogarias da Capital oferecerá uma ação social com foco no combate a obesidade.

A partir das 18h30, será realizada uma aula de zumba gratuita para cerca de 100 pessoas que se inscreverem previamente, no endereço da Avenida Ceará, esquina com Rua Amazonas.

Todos os participantes receberão, ainda, instruções de uma nutricionista e poderão fazer avaliação de bioimpedância (exame que avalia a composição do corpo humano, entre gordura e massa magra, por exemplo).

A empresa participa do levantamento e tabulação dos dados sobre obesidade no Estado, com aplicação de questionários em 16 municípios sul-mato-grossense e na cidade Cuiabá (MT). O resultado finalizado será entregue para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), como contribuição na criação de políticas públicas regionais.

Fonte: Correio do Estado

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.