fbpx

Primeiro remédio 100% à base de canabidiol

15.167

A Prati-Donaduzzi anunciou nesta quarta-feira, 4 de abril, que está na fase final de testes clínicos do primeiro medicamento do mundo 100% à base de extrato de canabidiol (CBD), substância extraída da maconha e que promete controlar as crises de epilepsia refratária, grau mais crítico da doença. Com o nome comercial de Myalo, a previsão é que ele esteja disponível no mercado até o fim de 2018. As pesquisas estão sendo desenvolvidas há três anos em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)  de Ribeirão Preto.

Segundo o diretor-presidente da farmacêutica, Eder Fernando Maffissoni, o Myalo é fabricado com CBD de elevado grau de pureza, obtido a partir de extrato vegetal purificado derivado da planta Cannabis. Esse processo torna o medicamento livre de THC, princípio que causa o efeito psicoativo da maconha.

O produto está patenteado no Brasil e em mais 12 países, incluindo Estados Unidos, China e Japão. A parceria entre a Prati-Donaduzzi e a USP contou com um investimento de R$ 30 milhões, entre recursos próprios, Finep e BNDES. O laboratório construiu e doou para a USP um prédio que tem a finalidade exclusiva para pesquisas com canabinóides. Será o primeiro prédio do mundo para esta finalidade, com previsão de inauguração em agosto deste ano.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Comentários
Carregando...