fbpx

Grande varejo inicia capacitação sobre vacinas

2.304

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) iniciou nesta segunda-feira, dia 9 de abril, um programa de qualificação sobre imunização e administração de vacinas para mais de 90 coordenadores farmacêuticos das empresas associadas. Com patrocínio da Sanofi Pasteur e Indrel Scientific, e apoio do CRF-SP e da BD, o curso conta com 80 horas de atividades presenciais e online. As aulas seguem até o dia 13 de abril em São Paulo.

O programa representa mais uma etapa do projeto de Assistência Farmacêutica Avançada lançado pela entidade em 2015, que visa a transformar as farmácias e drogarias brasileiras em centros de referência em orientação clínica. “Trata-se da primeira qualificação credenciada e reconhecida pelo Conselho Federal de Farmácia nesta modalidade de vacinas”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente-executivo da Abrafarma (foto, à direita). O conteúdo programático inclui temas como fundamentos de imunologia e imunização, calendário vacinal do adulto e do viajante, prática de aplicação de vacinas, refrigeração e rotinas do serviço farmacêutico entre outros assuntos.

Marcos Machado, presidente do CRF-SP (foto, à esquerda), valorizou a importância da iniciativa. “Foi uma luta conseguir que os serviços de vacinação fossem para dentro das farmácias. E para que essa realidade seja implementada, entidades como a Abrafarma têm a capacidade de capilarizá-los para o restante do país”, avalia o dirigente.

“Com a regulamentação da aplicação de vacinas em farmácias, a Anvisa propõe um marco regulatório que amplia substancialmente o acesso e pode mudar a face da saúde brasileira por muitas gerações. Desse modo, nosso país tira o atraso de mais de 17 anos em relação a países desenvolvidos”, finaliza Barreto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.