fbpx

Profissional de vendas é foco de contratações

1.772

Segundo a Análise de Tendências e Salários do Brasil 2018, elaborada pela Hays, multinacional inglesa especializada em recrutamento de executivos, um dos perfis mais solicitados nos últimos 12 meses na indústria farmacêutica foi de gerente de vendas. “Os investimentos do setor em inovação sofreram reduções expressivas em 2017. Por outro lado, a área comercial tem um papel fundamental para garantir o faturamento das empresas em momentos de crise”, explica Raphael Falcão, diretor da Hays Response.

A pesquisa também revela uma forte tendência na contratação de Medical Science Liaison (MSL). “Trata-se do profissional que faz a ponte com os líderes de opinião da saúde para informá-los a respeito dos estudos realizados antes mesmo do lançamento do medicamento no mercado”, ressalta Falcão. De acordo com ele, é uma função que exige um perfil técnico, com conhecimentos profundos sobre os princípios ativos, sem menção de marca ou produto e pode ser exercida tanto por médicos como biólogos ou biomédicos.

Devido às incertezas políticas e econômicas, os setores farmacêuticos e de ciências da vida (hospitais e empresas de devices) não apresentaram aumentos salariais significativos no ano passado. Com isso, cargos nas área de  qualidade, regulatório, marketing, pesquisa e desenvolvimento foram impactados. Em 2018, os salários tendem a aumentar, mas não devem atingir os patamares dos anos de boom do mercado.

A previsão da Hays aponta ainda que as empresas pretendem elevar o quadro na área comercial e deve haver como consequência um aumento dos salários em decorrência da competição natural pelos melhores profissionais.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Comentários
Carregando...