Notícias do setor farmacêutico

Falta de remédio em hospital de SP interrompe quimioterapia de pacientes

360

A falta de um medicamento usado no tratamento de pacientes com câncer tem interrompido o tratamento de pacientes no Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, no Centro da cidade de São Paulo.

Uma das prejudicadas é Ivonete Elias de Santos, que fez a denúncia ao Bom Dia SP da falta da epirrubicina no hospital. “Estou com o tratamento interrompido justamente pela falta do remédio”, afirma a paciente. Outras pessoas que fazem tratamento na instituição também reclamaram sobre a falta do remédio.

Ivonete descobriu o câncer de mama em março, ainda em estágio inicial. E fez uma operação para a retirada de parte do tecido. Para que tenha sucesso na cura, ela precisa fazer a quimioterapita e, depois, radioterapia, num total de pelo menos 12 meses de tratamento. Sua quimioterapia consiste em três doses de epirrubicina, mas a paciente só chegou a tomar a primeira dose. A segunda deveria ser tomada 21 dias depois do início do tratamento, mas nesta quarta-feira (11) já está 12 dias atrasada.

“Nós estamos aguardando chegar algumas medicações hoje. Entre hoje e amanhã”, respondeu um atendente do hospital por telefone, sobre a falta da epirrubicina, a um produtor da reportagem, que ligou sem se identificar.

O Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho disse, em nota, que atende exclusivamente pacientes do SUS e que, há meses, o fluxo de caixa não é suficiente para dar conta das despesas. Disse também que os procedimentos ambulatoriais e hospitalares não são reajustados desde 2012 e que, por isso, está com os estoques reduzidos.

Sobre o atraso dos remédios, a informação é que foram feitos vários pedidos de reposição na última sexta-feira (6), sendo que alguns dos medicamentos já chegaram.

Fonte: G1 Globo

 

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })