Notícias do setor farmacêutico

Anvisa aprova Venetoclax para tratamento de Leucemia Linfoide Crônica

1.352

A AbbVie, companhia biofarmacêutica global dedicada à pesquisa, anuncia a aprovação pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária de venetoclax, um medicamento oral indicado para tratamento, em monoterapia, de pacientes com LLC. Venetoclax é indicado para pacientes adultos com LLC com deleção 17p e/ou mutações TP53, não elegíveis ou que não responderam  adequadamente a tratamentos prévios com inibidores de receptor de célula B  e também para pacientes (sem deleção 17p e/ou mutações no TP53) que não responderam à quimioterapia e a tratamentos  prévios com inibidor de receptor de célula B com os resultados esperados.  A aprovação de venetoclax foi publicada no Diário Oficial da União em 9 de julho de 2018.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

A leucemia linfoide crônica afeta principalmente adultos com idade acima de 55 anos e é um câncer de progressão lenta. A proteína BCL-2, que pode estar expressa em excesso em pacientes com LLC, evita a apoptose de algumas células, incluindo linfócitos. Apoptose é a morte programada das células e acontece com a maioria das células humanas, sendo este um processo benéfico e normal. Fatores que bloqueiam a apoptose podem causar crescimento celular descontrolado. A resistência à apoptose é uma característica da maioria dos cânceres, isto é,  as células cancerosas não morrem, formam tumores e resistem ao tratamento.  Como a proteína BCL-2, que evita a apoptose, está expressa em excesso nos pacientes com LLC, a morte das células cancerosas é dificultada. Venetoclax age inibindo a ação da proteína BCL-2.

Venetoclax inibe seletivamente a função da proteína BCL-2, como demonstrado em estudos clínicos[i], levando as células tumorais à morte.  Além do Brasil, venetoclax está atualmente aprovado na Argentina, Austrália, Canadá, países da Comunidade Europeia, Estados Unidos, Israel, México, Porto Rico e Suíça.  Venetoclax está sendo estudado para outros tipos de câncer no sangue.

“A aprovação de venetoclax é um importante avanço para pacientes com leucemia linfoide crônica no Brasil. A AbbVie é uma das líderes em buscar novos caminhos que levam ao bloqueio da atividade da BCL-2 e, como primeiro inibidor desta proteína aprovado no Brasil,  venetoclax cumpre a promessa da AbbVie em desenvolver medicamentos para tratamento de tipos de câncer com necessidades terapêuticas ainda não supridas”, afirma Camilo Gomez, Gerente Geral da AbbVie, Brasil.

Fonte: Redação Panorama Farmaceutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/18/basf-cria-plataforma-para-pequenas-farmaceuticas/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.