Notícias do setor farmacêutico

MPF aciona União e Estado para a garantia de anti-inflamatórios

289

Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais ajuizou ação civil pública, com pedido liminar, para que a União e o Estado de Minas Gerais adotem as medidas administrativas necessárias para garantir a aquisição, o fornecimento e a distribuição adequada de medicamentos para o tratamento da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa em todo o Estado. União e Estado ainda deverão garantir a regularização do abastecimento e a manutenção do estoque dos medicamentos.

De acordo com uma representação recebida pelo MPF, a falta dos medicamentos acarreta piora no quadro dos pacientes e, consequentemente, gera internações e a realização de procedimentos cirúrgicos que poderiam ser evitados. A denúncia destaca ainda que os gastos públicos com o agravamento do estado de saúde dos pacientes representam custo muito mais elevado do que o regular fornecimento da medicação adequada ao tratamento.

Com estimativa de 15 casos por 10 mil habitantes, a doença de Crohn não tem causa conhecida e gera inflamação e formação de cicatrizes no intestino, causando principalmente espasmos e fortes dores abdominais. Já a retocolite ulcerativa é uma inflamação que pode acarretar dores, diarreia e perda de peso, entre outros sintomas. Muitos pacientes permanecem em remissão por longos períodos, mas a probabilidade de ausência de manifestações da doença por dois anos é de apenas 20%. O pico de incidência ocorre geralmente dos 20 aos 40 anos, bem como na população idosa. Ambas as doenças não têm cura e necessitam de tratamento contínuo com medicação adequada.

Na ação civil, o Ministério Público Federal pede que a União e o Estado de Minas Gerais disponibilizem, de maneira imediata e continuamente, todos os medicamentos listados na ação, em todo o Estado, mantendo estoque de reserva planejado para evitar novas interrupções no fornecimento.

Fonte: JM Online

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })