fbpx

Ex-presidente da Anvisa é nomeado vice-diretor da OPAS

1.074
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O médico brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Junior, que exerceu três anos de mandato como diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acaba de ser escolhido vice-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU).

Nessa nova função, Barbosa ficará baseado em Washington (EUA) e responderá pela supervisão dos programas de cooperação técnica mantidos em parceria com os 35 países membros da OPAS. A entidade mantém programas ligados a família, doenças infecciosas, saúde mental, e sistemas de serviços de saúde, entre outros. De 2007 a 2010, ele já havia atuado na organização como gerente da área de Vigilância Sanitária e Atenção às Doenças. E, entre 2012 e 2014, representou o Brasil no comitê executivo.

Nascido em Pernambuco, o especialista notabiliza-se por sua atuação na rede pública desde 1982. Dezenove anos depois, assumiu a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. À frente da Anvisa, onde permaneceu até julho deste ano, destacou-se por seu empenho em prol da ampliação do acesso à saúde. Em dezembro de 2017, inclusive, o dirigente liderou o processo de regulamentação das vacinas nas farmácias privadas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.