fbpx

Ex-presidente da Anvisa é nomeado vice-diretor da OPAS

1.139
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O médico brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Junior, que exerceu três anos de mandato como diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acaba de ser escolhido vice-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU).

Nessa nova função, Barbosa ficará baseado em Washington (EUA) e responderá pela supervisão dos programas de cooperação técnica mantidos em parceria com os 35 países membros da OPAS. A entidade mantém programas ligados a família, doenças infecciosas, saúde mental, e sistemas de serviços de saúde, entre outros. De 2007 a 2010, ele já havia atuado na organização como gerente da área de Vigilância Sanitária e Atenção às Doenças. E, entre 2012 e 2014, representou o Brasil no comitê executivo.

Nascido em Pernambuco, o especialista notabiliza-se por sua atuação na rede pública desde 1982. Dezenove anos depois, assumiu a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. À frente da Anvisa, onde permaneceu até julho deste ano, destacou-se por seu empenho em prol da ampliação do acesso à saúde. Em dezembro de 2017, inclusive, o dirigente liderou o processo de regulamentação das vacinas nas farmácias privadas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies