Notícias do setor farmacêutico

Takeda Pharmaceutical notifica Cade sobre compra do controle da Shire

728

Operação será analisada por autoridades antitruste de mais de dez países

A japonesa Takeda Pharmaceutical vai assumir o controle da biofarmacêutica irlandesa Shire, por meio de uma oferta pública de ação (OPA) para comprar 100% do capital social da empresa. O valor da operação corresponde a todo o capital acionário emitido e a ser emitido pela Shire, avaliado em cerca de 46 bilhões de libras.

A Takeda é uma farmacêutica global voltada para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores. Já a Shire é uma empresa global de biotecnologia especializada no atendimento de pacientes diagnosticados com doenças raras e outras condições especializadas.

De acordo com a documentação submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a operação vai fortalecer as principais áreas terapêuticas da Takeda em gastroenterologia e neurociência. A especialização da Shire em doenças raras combinada aos negócios de oncologia e vacinas da Takeda ajudará a farmacêutica japonesa a fornecer medicamentos inovadores para os pacientes, conforme o texto.

Além do Cade, a transação será notificada às autoridades reguladoras do Canadá, da China, da Colômbia, da União Europeia, de Israel, do Japão, do México, da Rússia, da Coréia do Sul, de Taiwan, da Turquia, da Ucrânia e dos Estados Unidos. O processo já foi iniciado na China, no Canadá e no México.

A operação foi notificada ao Cade e será analisada pelo órgão. O edital de notificação do deal foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da quinta-feira (2).

A Takeda está sendo representada no Cade pelo Machado Meyer Advogados, enquanto a Shire conta com a assessoria do BMA Advogados.

Fonte: Portal Lexisnexis

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.