Notícias do setor farmacêutico

Abrafarma Future Trends debate consumo e inovação digital

2.962

Maior congresso do setor farmacêutico nacional, o Abrafarma Future Trends teve início nesta terça-feira, no Transamérica Expo Center, com a casa cheia. Promovido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o evento chegou à sua quinta edição e trouxe palestras com os maiores especialistas na área de consumo e inovação digital no varejo. Na abertura, o presidente do conselho diretivo da Abrafarma, Eugenio De Zagottis, reforçou o compromisso do setor com os rumos da política e economia do país. “O varejo farmacêutico abriu 600 lojas no último ano e gerou mais de 5 mil postos de trabalho. Um setor desse tamanho tem a obrigação de cobrar os atuais e futuros gestores públicos sobre a importância de construir uma agenda suprapartidária, que reduza o tamanho do Estado e simplifique a tributação”.

Até o dia 6 de setembro, passarão pelo evento mais de 3,5 mil executivos da indústria e das 24 maiores redes de farmácias, que, juntas, representam 45% do mercado brasileiro de medicamentos. A programação contempla 43 horas de atividades com palestrantes do Brasil e do Exterior.

Um dos destaques foi Eddy Gilissen, coordenador de relacionamento da IQVIA para o Norte da Europa, Oriente Médio e África. O especialista colocou em xeque a visão das farmácias sobre o e-commerce como uma oportunidade ou como obrigação. Também esteve presente o norte-americano Mark Cullen, CEO da mscripts – plataforma de saúde móvel que permite aos pacientes gerenciarem seus medicamentos por meio de mensagens de texto, web e aplicativo de celular. Ele falou sobre como tecnologias de adesão ao tratamento podem tornar o varejo competitivo na era digital.

Outras presenças importantes foram o indiano Himanshu Pal, da consultoria britânica Kantar World Panel, que mapeará a evolução das farmácias para o futuro; e Leila Nakashima, diretora do Luiza Labs, divisão de comércio digital do Magazine Luiza, cuja palestra versará sobre o uso da tecnologia aplicada como estratégia para melhorar a jornada de compras do cliente.

Entre as novidades desta edição foram o Innovation Cup, um campeonato que congregará startups inovadoras em soluções para a saúde. “Temas atuais fora debatidos por renomados profissionais, que apresentaram cases e lições de sucesso para o desenvolvimento do varejo e a melhoria da rede de relacionamentos do setor com a indústria”, ressaltou Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Segundo  o coordenador técnico do evento, Eugenio Foganholo, a ideia deste ano foi focar em tecnologia e soluções digitais a serviço do varejo, além de destacar o relacionamento colaborativo entre toda a cadeia farmacêutica. Já a Arena de Ideias teve como objetivo trazer experiências de outros segmentos.  “Falamos sobre melhoria de produtividade  no varejo e como incrementar a experiência do consumidor”, afirma o moderador Olegário Araújo.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.