fbpx

Inovação e I&D farmacêutica em Portugal: por uma visão de futuro

91

Rui Loureiro 07.09.2018 / 12:34 A seguir Assim falou Yuval Harari Mais vistas ENSINO SUPERIOR Ensino Superior: Estes são os 10 cursos com média mais alta RIQUEZA As 30 pontes mais caras do mundo. Portugal está na lista LUXO Estes são os iates mais caros do mundo IMOBILIÁRIO Estes são os ‘novos’ arranha-céus mais altos do mundo O sucesso da indústria farmacêutica made in Portugal depende de muitas variáveis, umas endógenas e outras nem tanto. Mas, sem dúvida, uma surge à frente das demais: a inovação. Ora, à semelhança dos seus principais concorrentes internacionais, para poder patentear, lançar ou manter no mercado continuamente novos produtos e terapêuticas e ainda assegurar a necessária e contínua capacidade de investimento, o setor no país precisa de retomar uma estratégia consistente para o investimento (não despesa!) em Investigação & Desenvolvimento (I&D).

Para uma indústria de ponta sedeada num pequeno e periférico país como Portugal, a aposta em I&D é imprescindível ao seu sucesso. Afinal, apesar do enquadramento demográfico favorável em termos de receitas a curto e médio-prazo, já que uma população mais envelhecida tem maior necessidade de cuidados de saúde, só uma política consistente e continuada ao nível das exportações assegura a escalabilidade de recursos necessária à diluição dos custos naturalmente estratosféricos do setor em I&D – que estejamos a falar de tecnologia, laboratório, ensaios clínicos ou os fundamentais recursos humanos qualificados.

Fonte: bet 365

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies