fbpx

Preço, automedicação e fake news: como o brasileiro vê o canal farma?

2.007

A MindMiners, startup brasileira especializada em pesquisas digitais, ouviu 500 pessoas, entre os dias 20 e 22 de agosto, para entender a percepção dos brasileiros a respeito da atuação da indústria farmacêutica. “O setor é visto com bons olhos por 43% dos respondentes, um indicador que consideramos positivo. Além disso, 57% disseram estar satisfeitos com a quantidade dos medicamentos comercializados no país e 61%, com sua eficácia”, afirma Rodrigo Patah (foto), responsável pelo estudo.

Do total de entrevistados, 95% costumam comprar medicamentos genéricos e 79% acreditam que eles sejam igualmente eficientes em relação aos de referência. “Porém, apenas 4% tomam a iniciativa de consultar farmacêuticos quando começam a sentir um sintoma e somente 34% requerem auxílio desses profissionais quando adentram uma loja, o que exige um trabalho mais assertivo do varejo para atuar como um centro de referência para aconselhamentos sobre a saúde”, complementa.

Outro desafio para as farmácias é estimular a adesão dos pacientes à vacinação, serviço que começou a ser incorporado à rotina das redes privadas no fim do ano passado, após a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a pesquisa, 49% não confiam nas opções de vacinas disponíveis no mercado e 64% lembram-se de ter lido alguma notícia sobre possíveis efeitos colaterais, principalmente por meio de boatos da internet.

O estudo ainda revelou que a decisão de compra de medicamentos segue condicionada especialmente ao fator preço – opinião de 56% dos entrevistados. A proximidade do estabelecimento foi apontada por outros 30%.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies