Notícias do setor farmacêutico

Panvel expande lojas físicas e diversifica formas de venda

641

Ao mesmo tempo em que mantém o plano de expansão de lojas, serão 40 novas farmácias até o final deste ano, totalizando 439, a Panvel tem investido cada vez mais em tecnologia e no conceito omnichannel para dar aos clientes o maior número possível de opções de contato com a marca. Os investimentos em inovação também têm por premissa agilizar e dar mais qualidade no atendimento dos clientes nas lojas e contribuir, de forma significativa, com o plano de crescimento da empresa, que em 2017 faturou R$ 2,4 bilhões. “O fortalecimento da cultura digital permeia toda essa estratégia em que o consumidor está no centro. São as suas necessidades, bem como seu comportamento, que ditam os nossos passos”, afirma o presidente do Grupo Dimed, Julio Mottin Neto.

O comportamento mais evidente de compra é que o cliente não vê mais o canal, ele se concentra é na marca. Segundo dados do Google, 50% dos consumidores que compram em loja física passam pelo online antes. É por isso que a Panvel está ampliando os seus pontos de contato para atender os seus cerca de 40 milhões de clientes do jeito que eles preferirem a partir do projeto denominado Prateleira Infinita. Eles podem, inclusive, usar mais de um canal de venda para uma única compra”, afirma Mottin. É possível, por exemplo, comprar pelo aplicativo Panvel e buscar a mercadoria na loja física ou adquiri-la numa loja e ter o produto entregue em casa. Todas as lojas da rede já estão conectadas com a loja online e app Panvel e oferecem a Entrega Express, que permite retirar na loja um pedido feito pelos canais digitais.

Uma outra modalidade de entrega lançada este ano foi a retirada de itens comprados pelo aplicativo ou pela loja online em lockers (armários) localizados em pontos específicos. O projeto já funciona no Rio Grande do Sul e em breve será expandido para os outros Estados em que a Panvel está presente.
A Panvel já consegue identificar os perfis dos clientes que optam por um ou outro canal ou usam mais e um no contato com a marca.

O Alô Panvel, por exemplo, é o preferido por idosos e pessoas com mobilidade reduzida que valorizam muito o contato humano e se sentem bem atendidos. Clientes que compram pelo Panvel.com ou APP são os atentos às promoções e mais acostumados com uso de tecnologia para as compras. É o mesmo perfil de quem usa esses mesmos canais, mas preferem ir à loja buscar a sacola, com a diferença de que preferem não pagar pela entrega. Já quem compra pelo Panvel.com ou APP e gosta de retirar no locker preza pela privacidade em relação às suas compras. “Oferecemos todas essas alternativas para deixar todos satisfeitos”, afirma Mottin.

A Panvel já vem investindo há bastante tempo em multicanais, o chamado omnichannel. Lançado em 2016, o APP Panvel consolidou ainda mais a presença da empresa no ambiente digital e se caracterizou como o ponto de convergência entre as lojas físicas e os canais digitais. “As pessoas acessam nosso aplicativo para identificar a loja Panvel mais próxima, consultar estoques da unidade de preferência e acompanhar pedidos de entrega pelo site, por exemplo”, afirma Mottin. Hoje, mais de 300 mil pessoas já baixaram o aplicativo, e a média de acessos semanais é de nove vezes. São Paulo, onde a Panvel abriu a 1a loja física em 2017 e detém hoje quatro lojas, já é a cidade que mais utiliza o aplicativo.

O avanço no uso das redes sociais levou a Panvel a investir no canal para estreitar ainda mais o seu contato com o consumidor. É a primeira marca do setor a oferecer a possibilidade de compra por meio do bate papo do messenger no Facebook via ferramenta chatbot. O Ben, assistente virtual da Panvel, está preparado para esclarecer questões relacionadas aos produtos, serviços e lojas da Panvel. Essa foi uma demanda dos próprios consumidores em suas interações com a marca nas redes. Hoje, o Facebook é o principal meio de comunicação dos clientes com a marca, que já soma mais de 1,6 milhão de seguidores que acessam pelo canal conteúdos como tutoriais de beleza, novidades e sugestões de presentes.

A inovação também se estende às formas de pagamento. A Panvel oferece uma série de alternativas mais práticas, como pagamentos por aproximação com cartão de crédito, ou até mesmo sem que o consumidor precise abrir a sua carteira para realizar as transações, incluindo braceletes, adesivos, relógios e aplicativos de diversos bancos do país.

“É o caso dos pagamentos pelo aplicativo através do Panvel Go, onde o cliente não precisa ir mais ao caixa para pagar sua compra. É possível pagar pelo telefone, onde o atendente envia sua cesta de compras para o aplicativo e a compra é efetivada com a mesma segurança de compras feitas exclusivamente pelo digital”, afirma Mottin.

Fonte: Indústria & Comércio

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })