Notícias do setor farmacêutico

Audiência Pública debate venda de MIPs em supermercados

7.129

A Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira, 27 de novembro, às 14h30, uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei 9.482/2018, que libera a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIP) em supermercados e estabelecimentos similares de todo o país. A reunião está sendo convocada pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e poderá ser acompanhada ao vivo pela página de audiências interativas da Câmara.

Depois da CSSF, o PL ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Entidades como o Conselho Federal de Farmácia (CFF), os CRFs, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), a Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) manifestaram-se contrárias ao PL, argumentando que a vulgarização da comercialização dos MIPs se contrapõe ao uso racional tanto difundido pelos profissionais de saúde.

Conselho Nacional de Saúde (CNS) já divulgou uma recomendação à Presidência da Câmara dos Deputados, pedindo que não aprove o Projeto de Lei. Segundo o CFF, os medicamentos são a principal causa de intoxicação no País. O Brasil tem 85 mil farmácias e 220 mil farmacêuticos, não havendo argumentação econômica, sanitária ou social que justifique a venda de medicamentos em supermercados.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

4 Comentários
  1. vicente dantas oliveira diz

    Não porque sou farmacêutico, vou defender a proibição da venda aberta desses produtos no comércio popular desse Brasil complicado. Sou consciente de que todo medicamento é tóxico em potencial. Se uso do medicamento não for indicado por esses parâmetros, ele deixa de ser medicamento e passa ser droga: 1) diagnóstico correto, 2) dose certa, 3 ) na hora certa. Se o Brasil tivesse representantes competentes no Congresso, isso não devia entrar em pauta. Voltando aos tes parâmetros. Óleo de rícino, todas pessoas sabem para que ele é indicado, agora se a pessoa com diarreia usar com deve acontecer?. Dose certa, toda pessoa sabe que um melhoral (aas) e indicado para uma dosezinha de cabeça, mas se a pessoa toma mais de 3 comprimidos, ela pode ir a óbito com hemorragia e não la no estomago não é subcuanea.

  2. Wellington diz

    Eu não concordo que supermercado venda estes tipos de medicamentos em seu estabelecimentos, medicamentos tem ser vendido em drogarias não em supermercado. de todo jeito esses medicamentos pode causa algum dano para pessoas que ter alguma hipersensibilidade a estes medicamentos mesmos sendo MIPS. Ele pode vim causa algum tipo de reação alérgica. ao cliente. Sóu contra está atitude.

  3. Rudi diz

    Se aprovarem mais essa lei esquizofrênica, FECHEM todas as faculdades de farmácias. Leis, leis e mais leis, quem aguenta mais essa , agora ? Chega !!!

  4. Celia Kaminski karkow diz

    Se a vigilância sanitária não vence conter a venda de alimentos impróprios para o consumo como seria com os medicamentos ? Os farmacêuticos estão revoltados pela falta da presença dos mesmos em muitos órgãos públicos. Como foi com a judicializacao da saúde assim precisa mais concursos para a classe.Nao da pra brincar com saúde caros DEPUTADOS.Sou farmacêutica a 45 anos do ano da 5991 e recém começou a efetivação da mesma.As próximas gerações será que serão mais ágeis? Ou usarão como sobremesa as aspirinas ganhas de troco nós supermercados?

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })