fbpx

Liminar libera venda de MIP no autosserviço no Paraná

4.583

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) obteve uma liminar que permite a comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) sem a necessidade de segregação em ambiente próprio nos estabelecimentos farmacêuticos do Paraná.

O juiz Thiago Flores Carvalho, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Paraná, suspendeu os termos do art. 2º, §1º, 2º e 3º, da Resolução SESA nº 444/2018, que impunha algumas restrições por parte dos estabelecimentos – como colocação de cartazes informando os efeitos indesejados, além da disposição dos itens em uma área exclusiva, única e separada de outros produtos no autosserviço.

Pelo entendimento judicial deve prevalecer a RDC 41/2012 da Anvisa, que autoriza a exposição de MIPs ao alcance dos usuários para sua obtenção por meio do autoatendimento em farmácias e drogarias. No Paraná, o art. 32 de outra Resolução (SESA nº 590/2014) proibia a venda de medicamentos isentos de prescrição fora do balcão, e já havia sido substituído pela SESA 444, que acaba de ser suspensa.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

4 Comentários
  1. Lucas diz

    O povo conhece mais medicamentos que os criadores de leis.

  2. Edson diz

    Começa assim , depois não reclama quando todo hipermercado também estiver vendendo ..

  3. Ingrid diz

    Tem que se preocupar com as vendas em sites, onde a população compra tudo o que quer em altas quantidades, medicamentos tarjados, sem atenção farmacêutica!!! Se continuar assim em um futuro próximo vai sobrar poucas lojas físicas!!!

  4. Bruno diz

    Boa observação.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies