Notícias do setor farmacêutico

O envelhecimento e suas causas

136

Futurando destaca uma pesquisa que investiga a possibilidade de frear o processo. Saiba o que mais vai ser notícia no programa desta semana.Você já se perguntou por que envelhecemos? Por que os cabelos ficam brancos e vamos perdendo a vitalidade aos poucos? Uma resposta simples: processos biológicos no nosso organismo. Mas como eles acontecem? O que explica a degeneração de funções vitais? É o que vamos explicar no Futurando desta semana.
Vamos trazer também uma pesquisa sobre envelhecimento que pode tornar fisicamente possível uma missão tripulada até Marte. O estudo está sendo realizado por uma equipe de cientistas na Alemanha e nos Estados Unidos. E caminha para confirmar que é possível deter o envelhecimento celular em gravidade zero. Isso possibilitaria uma estadia no espaço por mais tempo.

Um cientista chinês anunciou ter criado bebês geneticamente editados. As alterações foram feitas com a ferramenta chamada CRISPR-cas9. A tesoura genética permite que genes sejam modificados de forma fácil, rápida e precisa. Mas o uso dela tem gerado discussões no mundo todo.

Você vai conhecer ainda a história de um casal do Vietn que quer salvar bebês prematuros. Eles desenvolvem tecnologias para serem usadas em maternidades. Os aparelhos de terapia de luz e sistemas de aquecimento chegam a custar 70% a menos que os importados. Nga Trang e Gregory Dajer se definem como empreendedores sociais.
Você sabia que a cada 18 minutos paramos o que estamos fazendo para olhar o celular? Foi o que concluiu uma pesquisa da Universidade de Bonn, na Alemanha. Os participantes do estudo ficaram três horas por dia no smartphone. A ausência daquele momento em que você se desliga pode ser um problema para a saúde mental, como explicou um especialista ao Futurando.

Crianças, a maioria, usam o telefone celular para quase tudo: mandar mensagens, jogar, fazer selfies. E o tempo com os amigos, no mundo real? Não tem mais? Uma turma da quinta série de uma escola na Alemanha está com um projeto para limitar o tempo que os jovens passam com o smartphone. Vamos explicar melhor o que é essa iniciativa.
Para encerrar essa edição, nada melhor do que falar de música. Ouvir música nos dá prazer, traz lembranças e desperta emoções. Mas isso não acontece com todas as pessoas da mesma maneira. No Futurando você vai ver como a música nos mexe conosco.

O programa
O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as terças, às 21h45, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Fonte: BOL

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })