"
" "
"

Governo avalia inclusão no SUS de vacina que amplia a proteção contra pneumonia bacteriana em pacientes de risco

A Conitec já emitiu, em seu relatório de recomendação, um parecer favorável à incorporação da vacina pneumocócica conjugada 13-valente para prevenção da doença pneumocócica em grupos de risco gravíssimo acima de 5 anos, o que engloba pacientes com HIV e oncológicos, além de indivíduos transplantados. Atualmente, Prevenar 13 está disponível na rede particular e é indicada para todas as idades, a partir dos 2 meses.

No mundo, a pneumonia bacteriana é uma das principais causas de hospitalização e mortes. Pacientes com condições clínicas que comprometem o sistema imunológico apresentam um risco aumentado para pneumonia e doenças pneumocócicas invasivas, na comparação com indivíduos saudáveis1,2. Em portadores de HIV, a diminuição da capacidade das células de defesa faz com que o paciente apresente um risco de contrair pneumonia até 100 vezes maior em relação a pessoas sem essa condição3.

Pacientes oncológicos representam outro grupo suscetível à pneumonia, uma vez que o sistema imune pode ser enfraquecido pelo próprio câncer e pelos tratamentos que afetam as células de defesa. Também devem receber atenção especial indivíduos que utilizam imunossupressores, como as medicações usadas para evitar a rejeição em transplantados.

Fonte: About Me

"
" "
"

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies