fbpx

China reduz tarifas de importação de mais de 700 produtos

734

Este é o terceiro corte de tarifas anunciado no ano.

Um ponto importante da medida é o corte de taxas de importação sobre alimentos alternativos à soja para ração animal – que incluem farelos de sementes de canola, algodão, girassol e palmeira –, numa tentativa de garantir o suprimento de matérias-primas em meio às tensões comerciais com os Estados Unidos e incentivar as exportações. A China adquire soja para transformá-la em alimento para ração animal e em óleo de cozinha. O país possui, por exemplo, o maior rebanho de porcos do mundo.

A guerra comercial da China com os EUA tem agitado o mercado global de soja depois que os chineses praticamente interromperam a importação de soja dos EUA em seguida à imposição de uma tarifa adicional de 25%, em julho.

Embora a China tenha retomado algumas encomendas de soja dos EUA, as tarifas sobre o grão continuam vigentes, e a retirada das taxas sobre alimentos alternativos pode ajudar a garantir o suprimento de ração animal para a China, dizem analistas.

— Isso é basicamente se preparar para dias mais difíceis, na medida em que as compras de soja dos EUA ainda não começaram e até agora somente as firmas estatais têm comprado  — explica Monica Tu, analista da Shangai JC Intelligence. — Embora o volume das importações de alimentos alternativos ainda não seja significativo, eles podem substituir a soja. (A retirada das tarifas) consiste basicamente em oferecer alternativas ao consumidor final.

Os Estados Unidos são o segundo maior fornecedor de soja para a China, e o item representou US$ 12 bilhões na transação comercial entre os dois países em 2017.

Outros itens cujas tarifas serão cortadas são materiais para a indústria farmacêutica, produtos de alta tecnologia (como robôs de soldagem usados na indústria automobilística, máquinas usadas em diagnósticos médicos, alto-falantes e impressoras), fertilizantes, minério de ferro, alcatrão de carvão e polpa de madeira.

Fonte: O Globo

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies