Fungo da candidíase pode causar sintomas semelhantes aos do Alzheimer

Irritação, corrimento branco e coceira na vagina. Provavelmente você já sabe que estamos falando da candidíase ? causada pelo fungo Candida albicans. E, convenhamos, que mulher nunca sofreu ao menos uma vez com este problema, não é mesmo?

Estas são as queixas mais comuns sobre a doença. Contudo, um estudo recente apontou novos sintomas relacionados ao fungo. Trata-se de problemas de memória e anormalidades cerebrais que se assemelham às características do Alzheimer.

A pesquisa, feita em camundongos na Universidade de Medicina de Baylor (EUA) e publicada na revista Nature Communications, mostrou que o fungo que cresce naturalmente no intestino, boca e vagina pode entrar no cérebro, desenvolver uma inflamação e prejudicar a memória. Com isso, acontece uma formação de estruturas anormais no cérebro, que se assemelham com as placas amiloides ? característica da doença de Alzheimer.Leia mais

Além disso, os cientistas observaram que os ratos infectados tiveram redução da memória espacial, diferente daqueles que não tinham o fungo. Contudo, quando a doença desapareceu, a memória voltou ao normal.

?Os resultados nos levaram a considerar a possibilidade de que, em alguns casos, os fungos também poderiam estar envolvidos no desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos crônicos, como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla. Atualmente, estamos explorando essa possibilidade?, explicou David B. Corry, um dos autores do estudo.

Fonte: Terra

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar