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Consumidores buscam o básico e tendem a ser autossuficientes

De volta ao básico e autossuficiente no cuidado com a saúde. Este é o novo perfil do consumidor brasileiro, segundo o relatório anual sobre as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019, produzido pela Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado. Confira as principais tendências relacionadas aos segmentos de beleza e cuidados pessoais.

Poder de compra sênior

O conceito de velhice está mudando à medida que as pessoas vivem mais e cuidam melhor de sua saúde, aparência e bem-estar. O agnóstico em relação à idade não apresenta uma atitude passiva sobre o envelhecimento. São consumidores que não se veem como idosos e que buscam suplementos nutricionais e aplicativos digitais para monitorar a atividade física e a dieta.

Menos é mais

A volta do básico como símbolo de status. Os consumidores estão deixando de adquirir itens massificados e genéricos, e optando por produtos simples e básicos, porém com alto nível de qualidade e sofisticação. No segmento de beleza, a busca é por artigos autênticos e diferenciados. Um exemplo é o da empresa norte-americana de cosméticos Loli Beauty, que oferece produtos personalizados, com ingredientes sustentáveis em embalagens reutilizáveis.

Consumidor consciente

Os consumidores estão se tornando cada vez mais sensíveis ao bem-estar animal e isso está afetando seus hábitos de compra. Quase um terço dos entrevistados optam por cosméticos e produtos de higiene e beleza que sejam veganos e livre de testes em animais.

Autocuidado com a saúde

À medida que as pessoas se tornam mais autossuficientes, elas tomam medidas preventivas contra doenças, a infelicidade e o desconforto sem consultar um profissional. São consumidores que recorrem a soluções como nutrição personalizada, terapias alternativas de saúde e prevenção.

“A inteligência é o fio condutor que une todas as tendências em 2019. Em um mundo cheio de opções, as necessidades e desejos dos consumidores estão mudando rapidamente”, diz Gina Westbrook, diretora de estilos de vida na Euromonitor International.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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