fbpx

Número de salas clínicas nas farmácias deve chegar a 2,1 mil em 2019

4.052

Com a aprovação da Lei 13.021/14, as farmácias e drogarias deixaram de ser meros estabelecimentos comerciais para se transformar em unidades de prestação de assistência farmacêutica e orientação à saúde. Desde então, o número de salas clínicas vem aumentando a cada ano.

Grandes redes associadas à Abrafarma projetam que chegue a 2,1 mil o número de estabelecimentos do gênero até o fim de 2019.  Esses espaços superaram 2,5 milhões de atendimentos em 2018, contra 1,4 milhão registrado em 2017. “As salas viabilizam mais de 4.900 postos de trabalho para farmacêuticos, média de 2,8 profissionais por loja”, aponta Cassyano Correr, coordenador do programa de assistência farmacêutica avançada da entidade.

Salas em 2018 Projeção para 2019
1.769 2.100

Nas salas de assistência farmacêutica, os usuários podem agendar um atendimento para fazer a revisão de medicamentos, ter acompanhamento do tratamento prescrito pelo médico, checar o nível do diabetes e hipertensão, ser imunizados ou receber informações de como regular o nível do colesterol no sangue. Além disso, participam de programas de gestão de peso e antitabagismo. Algumas redes também oferecem testes laboratoriais rápidos.

Expansão nas redes

As Farmácias Pague Menos, que contam mais de 1.100 lojas em todo o Brasil, têm atualmente 839 unidades do Clinic Farma. “Este ano, nossa meta é chegar a mais de 900 lojas com as salas de serviços farmacêuticos”, afirma a gerente Socorro Simões.

Já as Farmácias São João, que possuem 700 unidades espalhadas pelo Sul do país e 30 salas ativas do programa São João Saúde, planejam contar com cerca de 60 novas salas ativas até o final de 2019, de acordo com a gestora do suporte farmacêutico, Nicole Fernandes de Lima.

A Nissei, que mantém mais de 280 lojas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo e cerca de 250 salas de serviços avançados, pretendem abrir em 2019 mais dez unidades com assistência farmacêutica.

A Drogaria Venancio conta com 34 filiais com salas de serviços farmacêuticos. A previsão é abrir mais 10 salas até o fim de 2019.

Novidade também chegou ao setor magistral

A franquia de farmácias de manipulação Pharmapele conta com o projeto FarmaSeu. “Trata-se de um serviço onde prestamos orientação e esclarecimento de dúvidas sobre receitas e medicamentos, além de indicação de dermocosméticos e nutracêuticos para o tratamento de cada tipo de pele”, afirma a farmacêutica Luisa Saldanha, CEO da Pharmapele. O serviço já está presente em todas as 80 lojas no Brasil.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

2 Comentários
  1. Lúcia Costa diz

    Qual o Valor estão cobrando pela assistência farmacêutica nas salas clínicas?

  2. Pedro diz

    Já temos a liberação para teste Laboratoriais remotos nas salas de aplicações?

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies