fbpx

Distribuidoras unem-se em central de negócios

7.033

Com faturamento total de R$ 1,6 bilhão e responsáveis por comercializar 299,5 milhões de unidades de medicamentos no ano passado, 35 importantes distribuidoras regionais decidiram unir forças em torno de uma central de negócios e acabam de formar a Redifar. O evento de lançamento ocorreu no dia 7 de fevereiro, em São Paulo (SP), e reuniu cerca de 200 convidados no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, entre empresários e altos executivos da indústria, do setor de distribuição e de redes de farmácia,

Hoje, essas empresas já atendem 43,2 mil farmácias em 4.995 municípios, o que corresponde a quase 97% da população. “As distribuidoras médias, no entanto, carecem de ferramentas para acessar novos mercados, ganhar economia de escala e racionalizar custos”, argumenta o diretor executivo da Redifar, Geraldo Monteiro.

Outro desafio que estimula a central de negócios está relacionado à pulverização do mercado farmacêutico no Brasil, já que quase metade (47%) das vendas de medicamentos se concentram em municípios com até 300 mil habitantes, de acordo com a IQVIA. “Esse cenário reforça a importância de uma estratégia comercial unificada, que viabilize a realização de compras conjuntas e simplifique a interação de todo o canal farma”, destaca. As integrantes da rede totalizam 90 mil m² de centros de distribuição e empregam diretamente 3,2 mil profissionais, dos quais 1.293 são representantes.

“Indústrias estrangeiras, que muitas vezes não têm acesso e dificuldade de negociação com várias distribuidoras e desejam expandir a atuação no Brasil, podem encontrar na Redifar um aliado, assim como redes que desejam aumentar a capilaridade”, ressalta Monteiro.

A plataforma da Redifar está fundamentada em um software que possibilitará o acompanhamento e monitoramento de todo o processo de cotação e negociação com fornecedores. O sistema contempla ainda canais de comunicação como agenda de compromissos, salas virtuais de reuniões e compartilhamentos de arquivo. “Podemos ser aliados estratégicos no processo de expansão do varejo”, acredita Monteiro. A plataforma contribui ainda para influenciar campanhas comerciais e de incentivo conjuntas e, ao mesmo tempo, ajudará a ter uma gestão de resultados mais centralizada.

Diretoria

O conselho diretivo da Redifar será constituído de sócios e executivos de algumas das principais distribuidoras de médio porte do país.

CONSELHO DIRETIVO

Presidente:Flávio Andrei Medeiros de Jesus (Dislab-RJ)

Vice-presidente: Pablo Medina Caldas Silva (Prosper-RJ)

Diretor financeiro: João Orologio Marchiori (Elite Distribuidora-SP)

Diretor secretário: Gustavo Pereira (StockFarma-MG)

Diretor executivo: Geraldo Monteiro

CONSELHO FISCAL

Genesio Cervo (Cervosul-RJ)

Rodrigo Bevilacqua (Dimebras-MT e Alfamed-MS)

Roberto Fortes Filho (Fortes Distribuidora-CE)

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

1 comentário
  1. Alan diz

    Nesse cenário político nacional que se encontra queria saber qual a plataforma de negócios que irao fazer para as drogarias independentes para nós tornar competitivos no mercado

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies