Distribuidoras unem-se em central de negócios

Com faturamento total de R$ 1,6 bilhão e responsáveis por comercializar 299,5 milhões de unidades de medicamentos no ano passado, 35 importantes distribuidoras regionais decidiram unir forças em torno de uma central de negócios e acabam de formar a Redifar. O evento de lançamento ocorreu no dia 7 de fevereiro, em São Paulo (SP), e reuniu cerca de 200 convidados no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, entre empresários e altos executivos da indústria, do setor de distribuição e de redes de farmácia,
Hoje, essas empresas já atendem 43,2 mil farmácias em 4.995 municípios, o que corresponde a quase 97% da população. “As distribuidoras médias, no entanto, carecem de ferramentas para acessar novos mercados, ganhar economia de escala e racionalizar custos”, argumenta o diretor executivo da Redifar, Geraldo Monteiro.
Outro desafio que estimula a central de negócios está relacionado à pulverização do mercado farmacêutico no Brasil, já que quase metade (47%) das vendas de medicamentos se concentram em municípios com até 300 mil habitantes, de acordo com a IQVIA. “Esse cenário reforça a importância de uma estratégia comercial unificada, que viabilize a realização de compras conjuntas e simplifique a interação de todo o canal farma”, destaca. As integrantes da rede totalizam 90 mil m² de centros de distribuição e empregam diretamente 3,2 mil profissionais, dos quais 1.293 são representantes.
“Indústrias estrangeiras, que muitas vezes não têm acesso e dificuldade de negociação com várias distribuidoras e desejam expandir a atuação no Brasil, podem encontrar na Redifar um aliado, assim como redes que desejam aumentar a capilaridade”, ressalta Monteiro.
A plataforma da Redifar está fundamentada em um software que possibilitará o acompanhamento e monitoramento de todo o processo de cotação e negociação com fornecedores. O sistema contempla ainda canais de comunicação como agenda de compromissos, salas virtuais de reuniões e compartilhamentos de arquivo. “Podemos ser aliados estratégicos no processo de expansão do varejo”, acredita Monteiro. A plataforma contribui ainda para influenciar campanhas comerciais e de incentivo conjuntas e, ao mesmo tempo, ajudará a ter uma gestão de resultados mais centralizada.
Diretoria
O conselho diretivo da Redifar será constituído de sócios e executivos de algumas das principais distribuidoras de médio porte do país.
CONSELHO DIRETIVO
Presidente:Flávio Andrei Medeiros de Jesus (Dislab-RJ)
Vice-presidente: Pablo Medina Caldas Silva (Prosper-RJ)
Diretor financeiro: João Orologio Marchiori (Elite Distribuidora-SP)
Diretor secretário: Gustavo Pereira (StockFarma-MG)
Diretor executivo: Geraldo Monteiro
CONSELHO FISCAL
Genesio Cervo (Cervosul-RJ)
Rodrigo Bevilacqua (Dimebras-MT e Alfamed-MS)
Roberto Fortes Filho (Fortes Distribuidora-CE)
Apresentação da Redifar Apresentação da Redifar Apresentação da Redifar Flavio Andrei Medeiros de Jesus, da Dislab e presidente do Conselho Diretivo da Redifar; e Pablo Medina Caldas Silva, da Prosper e vice-presidente do Conselho Eduardo Rocha, da IQVIA, faz uma apresentação do panorama do setor de distribuição Luiz Muniz, da Tellos Consultoria; e Geraldo Monteiro, diretor executivo da Redifar Pablo Medina Caldas Silva, da Prosper e vice-presidente do Conselho Diretivo da Redifar; João Marchiori, da Elite Distribuidora e diretor financeiro da Redifar; Flavio Andrei Medeiros de Jesus, da Dislab e presidente do Conselho Diretivo da Redifar; Geraldo Monteiro, diretor executivo da Redifar; e Gustavo Pereira, da StockFarma e diretor secretário da Redifar Conselho Fiscal da Redifar, formado por Genesio Cervo, da Cervosul; Rodrigo Bevilacqua, da Dimebras/ Alfamed; e Roberto Andrade Fortes Filho, da Fortes Distribuidora
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Nesse cenário político nacional que se encontra queria saber qual a plataforma de negócios que irao fazer para as drogarias independentes para nós tornar competitivos no mercado