Raia Drogasil compra Drogaria Onofre

Na última terça-feira, 26 de fevereiro, o grupo RD (Raia Drogasil) anunciou a compra de 100% do capital social da Drogaria Onofre, controlada pela CVS Health. Fontes ligadas ao mercado afirmam que as negociações começaram em dezembro. Com a aquisição, a Raia Drogasil mira o mercado de vendas online, que representa grande parte do faturamento da Onofre.

O fechamento e a implementação da transação, assim como o processo de integração das operações, deve ocorrer após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Enquanto isso a Onofre continuará atuando de forma independente, sob o controle da CVS.

Fundada pela família Arede em 1934, no Rio de Janeiro, a Onofre conta com 50 unidades (47 em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte). A compra pela CVS ocorreu há seis anos, num valor de R$ 700 milhões. A Raia Drogasil, maior rede de farmácias do Brasil, segundo o ranking da Abrafarma, possui 1.849 lojas em 22 estados. Em 2018 o grupo inaugurou 240 novas unidades, apresentando uma receita bruta de R$ 15,5 bilhões.

Além do foco no e-commerce, a RD também busca  meios de alcançar a classe C. Em um comunicado a investidores enviado no fim de 2018, o grupo ressaltou o desafio da concorrência com as farmácias de bairro, localizadas em regiões de baixa renda. A união dessas unidades com as redes associativistas permite maior poder de barganha na negociação com fornecedores, o que se tornou um problema para a gigante do setor.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

1 comentário
  1. Helena Lucia Tarquinio diz

    Excelente aquisição para acabar com hegemonia de outra rede que não deixava entrar nenhuma outra rede.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar